terça-feira, 22 de abril de 2014

ESCOLHIDO PARA SER DISCIPULO

ESCOLHIDO PARA SER DISCÍPULO
Mt 9:9-13.

O texto que nos lemos nesta oportunidade nos fala do chamado de Mateus para ser um discípulo de Jesus.
Mateus segundo o texto era publicano, naquela época o império Romano dominava sobre a nação de Israel e cobrava impostos de todos os israelitas.
O publicano era um cobrador de impostos; à serviço do império Romano.
 Os publicanos eram odiados pela nação de Isael, pois eles nas estradas e portos da nação viviam cercando o povo para cobrar os impostos.
Mas, eles eram mais odiados ainda porque eram judeus trabalhando para Roma, eram considerados traidores da nação, e ainda por cima a maioria deles extorquia as pessoas, ou seja, cobrava alem do valor devido.
 Mateus provavelmente era alguém que não tinha conseguido grandes coisas da vida, pois só um Judeu que não conseguisse outro emprego acabava virando publicano.
É esse homem desprezado pelos seus conterrâneos, odiado pelos seus parentes, que Jesus  chama para segui-lo, para se tornar íntimo dele, para ser um discípulo!
                               MAS, O QUE É SER UM DISCIPULO?
Eu quero responder te fazendo uma pergunta: - Você quer ser igual a mim?
Na tradição judaica, quando alguém era convidado por um rabino para segui-lo era como se ouvisse esta pergunta: você quer ser igual A mim?
O que é ser discípulo? Ser discípulo é ser igual ao seu mestre, Ser discípulo de Jesus então, é ser imitador de Cristo
Paulo dizia: Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. I Co 11:1.
Segundo o dicionário Aurélio, aluno é aquele que recebe instrução ou educação de um mestre; já a definição para discípulo vai além de apenas receber ensino de alguém;
Discípulo é  aquele  que segue as idéias e doutrinas de outrem. Ou seja, o aluno apenas recebe a instrução sem necessariamente colocá-la em prática,
Agora, o discípulo além de recebê-la, segue as instruções e doutrinas na prática. Como disse o apóstolo Paulo a Timóteo: - Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino... 2 Tm 3.10.
O discípulo é aquele que coloca em prática o que aprendeu, um grande exemplo disto é o profeta Elizeu.
Quando foi chamado, ele estava arando a terra com uma junta de bois, mas, ele matou os bois queimou a tralha, e deixou tudo para seguir a Elias. 1 Rs 19:19-20.
Mas, na frente nos vemos que em toda circunstância que surgia, ele dizia com firmeza: - tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. 2 Rs 2.2,4,6.
O discípulo é aquele que passa a ter na sua vida características que são próprias do seu mestre; passa a segui-lo, a parecer-se com ele e imitá-lo.
Outro exemplo é o apóstolo Pedro: Pedro já havia seguido o mestre Jesus por 3\6 ,
Anos;  seguido de perto os seus ensinos, viu os seus milagres, fez refeições ao lado dele...
Quando Jesus foi preso, em um momento de fraqueza, Pedro ficou de longe seguindo Jesus.
 Quando alguém se aproximou dele, ele foi reconhecido porque  já possuía algumas características  do seu mestre Jesus.
Quando  viram Pedro por ali meio que escondido logo disseram:- certamente tu também és um deles  pois a tua fala te denuncia.  Mt 26.73.
O discípulo já se parecia com o mestre, falava como o mestre.
Deixa eu te perguntar nesta noite: você se parece com seu mestre? No seu jeito de falar, no seu caráter, no seu jeito de vestir? Ou você se parece mais com o mundo?
O discípulo se pare com mestre!o discípulo imita o seu mestre!
Outra coisa, o  discípulo é alguém que ouve o chamado de Cristo e responde usando sua vontade e responsabilidade pessoal
Jesus  dizia a todos os que queriam segui-lo: - Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.
Lc 9:23.
O discípulo é aquele que busca em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus. Mt. 6:33.
Se em primeiro lugar na sua vida esta os seus interesses pessoais, me desculpe a sinceridade você não é discípulo de Jesus!
O discípulo é aquele que é conhecido e reconhecido como discípulo através da frutificação do fruto do Espírito que é o amor,  Jesus disse:
- Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
Jo 13:34-35.
Se você  diz que é discípulo e não ama a seu irmão,então isto mentira por que os discípulos de Jesus são conhecidos por amar uns aos outros.
Eu fico vendo estas pessoas na igreja que dizem ser discípulos, seguidores de Jesus e dizem assim: - eu vou com a cara daquele irmão! O meu anjo da guarda não combina com anjo da guarda daquela irmã!
Então um destes dois anjos ai,é capeta,o discípulo de Jesus ama o seu irmão, independente dos seus defeitos e falhas.
Ser discípulo não é apenas  ser diferente, ser discípulo é fazer a diferença. Veja o que Jesus disse:
- Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.
Mt 5:13-16.
ser  discípulo é viver em santidade;  santidade significa separação. o discípulo é santo, pois Deus é santo.
 E o discípulo tem viver a vontade do seu mestre que é   a santidade: - Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação...1 Ts 4:3.
agora, também existem  aquelas pessoas que querem ser até mais santas do que Jesus mas veja o que Jesus disse:
 - O discípulo não está acima do seu mestre... Basta ao discípulo ser como o seu mestre... Mt 10:24-25. 
Outra coisa importante é que Jesus chamou seus discípulos para serem pescadores de homens:
 - Caminhando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão {chamado Pedro} e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores.
E disse-lhes: Vinde após mim e vos farei pescadores de homens.
Na mesma hora abandonaram suas redes e o seguiram.
Mt 4:18-20.
isto nos faz pensar que o propósito de tornarmos discípulos é que  através de nosso ensino, exemplo e desafio, possamos chegar ao ponto de evangelizar e discipular outros também.
O DISCIPULO E A MULTIDÃO
Quando lemos a bíblia descobrimos que sempre havia uma grande multidão que seguia Jesus por todos os lugares aonde ele ia.
No meio daquela multidão havia também os discípulos,  e apesar das semelhanças haviam grandes diferenças entre o discípulo e a multidão. Vejamos estas diferenças:
A multidão está com Jesus hoje, mas amanhã ninguém garante.
O interesse da multidão, o foco da multidão é a bênção, a cura, a libertação, o suprimento das necessidades ou apenas curiosidade.
Os discípulos, porém, estão com Jesus todos os dias. O discípulo tem um compromisso que não depende de bênçãos recebidas.
Ei! A relação do discípulo com o Mestre não consiste em receber coisas, mas em estar com ele, Mc 3.13-14, recebendo ensinamento, treinamento e correção.
Melhor do que receber algo de Deus é poder estar sempre com Deus.
 2º A  multidão pode viver de qualquer maneira, relaxadamente, pois como já foi dito a multidão não tem compromisso.
Agora,  o discípulo precisa ser disciplinado. As palavras “discípulo” e “disciplina” vêm da mesma raiz.
Disciplina é fazer o que não queremos, mas precisamos, disciplina é manter o foco e o propósito, sem desvio ou desistência.
Alguém pode estar no meio da multidão, mas longe de Jesus. Mas, o discípulo está sempre perto.
Quando acaba a palestra, o culto, ou a reunião, a multidão vai embora, mas o discípulo permanece com o Mestre. Por que o compromisso do discípulo é constante.
Eu queria te perguntar nesta noite: Você é  discípulo de Jesus? Ou você é apenas mais um no meio da multidão?
O que é que você esta buscando na igreja? Você busca  somente as bênçãos de Deus ou busca a presença de Deus?
Quando você é abençoado, fica feliz! Mas, quando você é corrigido, fica revoltado e vai embora? Estão você faz parte da multidão e não dos discípulos.
A multidão está interessada em receber. O discípulo concentra-se em aprender para fazer e, sobretudo, ser.
A multidão visa objetivos temporários. O discípulo está comprometido com os propósitos do Mestre relacionado à eternidade.
Mostramos  se somos multidão ou discípulos  quando Jesus nos diz “não”. Este é o teste decisivo.
Algo interessante é que do meio da multidão Jesus escolheu discípulos, seguidores.
E do meio dos discípulos ele escolheu os 12 apóstolos.
Agora veja bem em Mt 28.19, Jesus  disse: - Ide e fazei discípulos… ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho mandado.
Esse texto apresenta os dois propósitos do evangelho: salvar e transformar. O objetivo final é que o discípulo se torne semelhante a Jesus.
Ele poderia ter dito: “Ide e fazei líderes” ou “Ide e fazei apóstolos”, mas disse “Ide e fazei discípulos”. 
Antes de ser líder, você precisa ser liderado. Antes de ser pastor, você precisa ser ovelha. O líder não pode ser neófito, novato na fé, inexperiente: lembra o que Paulo disse:
- Não neófito, para que não ensoberbeça e venha cair na condenação do diabo.
 1 Tm 3.6.
Os discípulos foram preparados durante 3 anos antes que pudessem exercer o apostolado.
Tem muita gente se dando mal no ministério, por que não quer ser discípulo; não quer aprender, não quer ser seguidor.
Quer sair logo da multidão para ser apostolo, quer dizer,  ser pastor, ser líder. E como não foi discipulado por ninguém acaba se frustrando e fracassando.
Agora que nos já vimos, o que é ser discípulo, vimos a diferença entre discípulo e  multidão,
 Vejamos na historia da chamada de Mateus  quem são aqueles que são aqueles que Jesus chama e escolhe para serem seus seguidores.
ESCOLHIDOS PARA SER DISCIPULOS
Em uma grande empresa o segredo do sucesso é o material humano.
Uma empresa  pode até  ter máquinas, tecnologia, computadores, mas se não tiver pessoas criativas, inteligentes, motivadas,
Senão houver pessoas  que saibam prevenir erros, que saibam trabalhar em equipe e pensem em longo prazo, poderá sucumbir.
Não adianta nada ter tecnologia, se não tiver pessoas preparadas e capacitadas para trabalhar com esta tecnologia.
Então, olhando pela lógica humana parece que o nosso mestre Jesus, cometeu um grande erro quando escolheu os seus seguidores.
Se na época de Jesus houvesse uma equipe de psicólogos, especialistas em avaliação da personalidade e do desempenho intelectual,
Auxiliando Jesus na escolha dos seus discípulos, será que os seus seguidores seriam aprovados?  Sim ou não!
Eu creio que não! Nenhum deles iria passar no teste. Nenhum deles  iria preencher os requisitos básicos.
É provável que a equipe de psicólogos recomendasse para Jesus escolher os seus discípulos na casta dos escribas e fariseus.
Por que eles sim! Os escribas e fariseus; Possuíam cultura, eram bem comportados, éticos, gozavam de reputação social.
Alguns eram versados não apenas em língua hebraica, mas também no latim e no grego.
Conheciam as Antigas Escrituras e guardavam as tradições do seu povo.
Se fosse eu  ou você que estivesse montando uma equipe nos iríamos escolher; os melhores os mais bem preparados,os capacitados,
mas, O mestre dos mestres, contrariando toda a lógica, escolheu conscientemente homens indisciplinados, incultos, rudes, agressivos, ansiosos, intolerantes.
Ele escolheu:
 Pedro e João: pescadores, que a bíblia chama de indoutos, ou seja, alguém que não era doutor; semi-analfabetos.
Mateus: o publicano, cobrador de impostos, odiado por todos os judeus.
Judas: que pertencia a seita fanática dos zelotes, que tentava rebelar com violência contra os romanos.
Os discípulos correram  muitos riscos ao seguir Jesus,mas Jesus   correu riscos maiores ainda quando escolheu eles.
Nunca alguém escolheu pessoas tão complicadas e despreparadas para ensinar.
Ei! Jesus preferiu começar do zero, trabalhar com pessoas completamente desqualificadas.
Havia pessoas estudas e capacitadas, mas Jesus preferiu trabalhar mais com a pedra bruta do que trabalhar com a pedra mal lapidada.
 Mateus era um destes que não preenchia nenhuma das qualidades exigidas em um currículo.
Mateus era filho de Alfeu e provavelmente irmão de Tiago, o menor  L 6:15.
Como eu disse; Mateus também chamado de Levi era publicano, cobrador de impostos,
Uma profissão indigna para um  judeu: cobrar impostos do seu próprio povo.
A maioria dos publicanos cobrava mais do que deviam cobrar.
Mas, foi justamente na pratica do seu oficio, quando Mateus estava na coletoria que ele teve o encontro que mudou a sua vida.
 O mestre o chamou para uma grande obra: - segue-me. Mas, ele não só seguiu a Jesus como  convidou seus colegas de trabalho e outras pessoas de má fama perante a sociedade, para ouvir e conhecer Jesus. Mt 9:10.
Veja como Mateus tem todas as qualidades de um discípulo, primeiro ele segue o seu mestre, segundo ele traz outros discípulos para conhecer o mestre.
Mas por que Jesus chamou Mateus para ser um dos seus discípulos? Se ele era um homem considerado como traidor da sua pátria, um homem corrupto e odiado por todos.
por que vê em nós o que ninguém mais vê 1 Sm 16:7.
por que Jesus iria usar os talentos naturais de Mateus para escrever o evangelho de Mateus. O evangelho que foi escrito para os judeus.
Jesus queria deixar demonstrado que a salvação é para todos: - Não necessitam de médicos os sãos, mas sim os enfermos. Mt 9:12.
Jesus deixou claro também, que pela graça e misericórdia de Deus, um homem corrupto como Mateus pode se tornar apostolo do cordeiro de Deus.
Jesus deixa bem claro para as gerações futuras que aqueles que não são bons o bastante para este mundo, são chamados para mudar a historia da humanidade.
O chamado de Mateus é mais impressionante de todos, Como os demais discípulos, que foram chamados por Jesus  ele também se levantou e seguiu.
 Porém,  há algo diferente no seu chamado, Mateus não poderia voltar atrás, se Jesus fosse mais um lunático, se proclamando o Messias. E naquela época haviam muitos.
Abandonar a coletoria, pra seguir Jesus, era quebrar a ponte atrás de si e confiar plenamente naquele que o chamava.
Mateus era publicano que na cultura da época era sinônimo de ladrão, assassino, saqueador, assaltante etc., os publicanos eram pessoas das quais se afirmava: - São amaldiçoadas! Jo 7.49.
Ei! Com este currículo, o que Mateus poderia fazer se Jesus fosse uma farsa? Com certeza não seria aceito no antigo emprego e dificilmente pelo povo que antes extorquia.
Quando Jesus morreu na cruz a bíblia diz que os discípulos voltaram para suas antigas ocupações, dando sinais de incredulidade. Mas, o que Mateus fez não se sabe.
Quando Jesus chamou Mateus, ele  não impressionou só os fariseus, ao chamar um publicano para seu círculo íntimo de amigos,
 Provavelmente,  até os próprios discípulos ficaram escandalizados, quem sabe até deles Mateus havia cobrado  impostos abusivos.
Ei!  Ma é isto que Jesus  faz! Ele nos chama e nos capacita além de nós e além daquilo que os outros pensam de nós.
Quando Jesus chamou Mateus para sua obra,  ele não se importou com o status de publicano ou com o seu passado,
Nem fez uma entrevista ou um teste seletivo, simplesmente disse: Segue-me!
Ele chamou Mateus dizendo: - segue-me, isto significa que Jesus estava dizendo pra ele: - seja igual a mim! Imite-me! Seja meu discípulo!
Mateus não disse: - espera ai Jesus, Senhor não sabe quem eu sou não? O Senhor não sabe qual é a minha profissão não? Eu sou cobrador de impostos, sou traidor do povo, sou odiado e desprezado por todos.
Ei! Isto não tem importância nenhuma para Jesus, Jesus continua chamando para ser seus discípulos pessoas de moral duvidosa.
- Os sãos não precisam de médicos, mas sim os enfermos.
Jesus ainda tem prazer de sentar-se à mesa do banquete, com miseráveis pecadores como Mateus, como eu e você.
Pro que pra Jesus o que vem antes do segue-me não importa! Não importa!
O que importa é você se levantar e segui-lo, o que importa é você fazer o convite:
Ele esta a procura de discípulos dizendo: - segue-me, ele esta a batendo na porta dizendo:- Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo. Ap 3:20
Conclusão:
Ainda existe uma multidão andando atrás de Jesus; mas a multidão esta atrás apenas das bênçãos e não do abençoador,
 A multidão quer apenas cura, milagres,  quer ver suas necessidades supridas, ainda hoje Jesus atende esta multidão, ate por que ele disse: - aquele que vem a mim de maneira nenhuma eu lançarei fora. Jo 6:37.
Mas, do meio desta multidão Jesus escolhe discípulos: alunos, aprendizes, pessoas que como Mateus estão dispostas a deixar tudo para segui-lo.
Pessoas que querem ser igual a Jesus, imitar a Jesus por que isto é ser discípulo.
E do meio destes discípulos Jesus quer escolher pessoas para serem instrumentos na sua obra.
Ele mesmo disse: - Vos não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi avos, e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça.... Jo 15:16.
Ele escolheu Mateus cobrador de impostos, ele escolheu Pedro pescador, e ele me escolheu  a mim a você para sermos seus discípulos.
Ele não escolheu por que somos alguma coisa, pois não somos nada
Ele não nos escolheu por temos alguma coisa pois não temos nada
Ele não nos escolheu porque podemos alguma coisa por que não podemos nada.
Ele nos escolheu para manifestar em nos a sua graça e a sua misericórdia, e nele, e com ele, e para ele ai sim! Podemos-nos todas as coisas.
-Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Fp 4:13.
 Ele nos escolheu por que ele acredita em nós.
Nós ouvimos muito falar sobre crer em Deus, mas  Deus que nos entendamos: Deus também acredita em nós! Diga pra pessoa do seu lado: - Deus acredita em você!
Ele tem fé em nós, afinal ele deixou tudo na mão dos discípulos! E qual é a última coisa que ele diz a eles: ide fazei discípulos de todas as nações. Batizando-os em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.Mt 28:19.
Ele acreditou em Mateus, Pedro, Andre, Tiago, João... Ele disse agora é com vocês!
 Vão e façam mais Discípulos!
Ele deixa tudo na mão dos “zés-ninguéns” e eles conseguem!!!
Ei! Nós somos o tipo de pessoas que Deus pretendia. Ele acredita que podemos viver como Jesus vivia ter a consciência que ele tinha.
Jesus acredita que você pode segui-lo e pode ser como ele. Ele acredita nisso!
Que você crer em Deus, mas que você possa ver que ele crê em você...
Que você possa ter fé em Jesus, mas que você possa ver que ele tem fé em você.
Ele te chamou pra ser discípulo, ser um imitador dele, e ele fez isso  por que ele sabe que você tem condições  pode que você tem condições de imitá-lo.
Ser um discípulo é:
Ser aprovado, quando todos já te reprovaram...
É saber do valor que você tem para Deus...
Ser um discípulo é deixar tudo, pois aquele que pode tudo está me chamando para segui-lo...
Ser um discípulo é ter a identidade transformada, pois ao invés de ser conhecido como:
Fracassado, frustrado, deprimido, divorciado, pobre, miserável, pecador... Etc.
A partir de hoje você será conhecido como DISCÍPULO DE JESUS!




terça-feira, 8 de abril de 2014

7 coisas que existem no inferno e precisam existir na igreja

7 COISAS QUE EXISTEM NO INFERNO E PRECISA EXISTIR NA IGREJA
                                                                                                                                     Lc. 16:19-31.
Introdução:
Muitas pessoas nos dias atuais  não acreditam na existência do inferno, até mesmo muitos que se dizem crentes em Cristo Jesus acham que o inferno não existe.
Mas o fato é que o inferno é real, ele existe e muitas pessoas infelizmente acreditando ou não estarão condenadas a passar a eternidade neste terrível lugar chamado inferno.
Eu prefiro mil vezes falar do céu,  do que falar do inferno, mas como pastor e pregador da palavra de Deus, não posso deixar de falar daquilo que a bíblia fala.
Ei! O inferno existe! É uma verdade clara na Bíblia.
O inferno segundo a bíblia é um lugar e estado de castigo em que os perdidos, que morreram na pratica do pecado, estarão eternamente separados de Deus.
Na Bíblia sagrada as palavras: Geena, Hades, Tártaro (grego) e Seol (hebraico), são traduzidas pela palavra Inferno.
O inferno aparece na bíblia com varias descrições; vejamos algumas:
1º  Castigo eterno: - E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna. Mt 25.46
2º  Fogo eterno:
 - Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Mt 25.41
3º  Chamas eternas e Fogo devorador:
  - Os pecadores em Sião se assombram, o tremor se apodera dos ímpios; e eles perguntam: Quem dentre nós habitará com o fogo devorador? Quem dentre nós habitará com chamas eternas?  Is 33.14 
4º  Fornalha acesa:
 
- Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniqüidade e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes...
Assim será na consumação do século: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos, e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes. Mt 13.41,42,49,50
5º  Lago de fogo: -E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo. Ap 20.15
6º  Lugar de punição: 
- Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo;  2 Pe 2.4
7º  Lugar de tormento: 
-No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. Lc 16.23.
Existem vários outros textos da bíblia que provam que o inferno é um lugar incontestável.
Mas, O verdadeiro Servo de Deus é aquele que está na presença de Deus, não pelo medo do inferno, sim, pelo prazer e satisfação de honrar e glorificar ao Senhor Deus.
mas, eu quero trazer um ensino nesta noite com o tema:
7 coisas que existem no inferno e precisam existir na igreja.
Vamos analisar em 1º lugar o texto que nos lemos hoje:
O RICO E LAZARO:
O texto que nos lemos nesta noite nos conta a historia do rico e Lazaro
Alguns estudiosos da bíblia afirmam que esta historia contada por Jesus ao contrario das outras não era uma parábola.
Parábola é uma historia curta com personagens fictícios com o fim de ensinar lições a respeito do reino de Deus, sabedoria ou moral.
Ao contrario de todas as outras parábolas contadas por Jesus nesta historia ele mencionou o nome de um dos personagens. Lázaro
O que nos leva a entender que esta história foi algo real, que realmente aconteceu.
Jesus contou esta historia dizendo que havia 2 homens: um não é mencionado o seu nome apenas se diz que ele era rico. O outro é o mendigo por nome de lazaro.
O homem rico que não é mencionado o seu nome pode ter sido um membro da realeza, pois o texto diz que se vestia de púrpura,
A púrpura era uma cor que tradicional e historicamente está associada com a realeza.
Seus mantos e as outras vestes eram de linho finíssimo, um tecido muito caro e usado somente por pessoas importantes.
O estilo de vida deste homem  incluía tudo que um homem mundano poderia querer  festas, banquetes e diversões em lugares sofisticados todos os dias.
Por isso Jesus disse: ...todos os dias se ele se regalava esplendidamente. V,v. 19. Isto quer dizer vivia nos prazeres do mundo.
Lazaro o mendigo era um homem doente, faminto, desempregado e tinha poucas chances de sobrevivência, e menos ainda de melhorar sua situação.
Segundo o relato de Jesus o corpo de Lazaro estava coberto por feridas, e para piorar as coisas,  cães eram atraídos pelo cheiro das feridas abertas que Lázaro tinha em seu corpo.
 Esses cães  tentavam lamber o sangue das feridas abertas de Lazaro.
O texto diz que Lazaro vivia na porta do rico tentando se alimentar das migalhas que caiam da mesa dele.
 Quando nos lemos a historia da vida de Lazaro, a reação  natural de qualquer um é de tristeza e compaixão  pelo mendigo Lazaro
Mas, se continuarmos lendo a historia deste homem rapidamente a tristeza se transforma em alegria.
Lc 16:22 diz que Lazaro morreu e  os anjos o levaram para o "seio de Abraão"; esta é  uma expressão hebraica para o Paraíso.
Lázaro era mendigo é verdade! Mas Lazaro era  um dos filhos eleitos de Deus e, quando deixou as tribulações deste mundo,
 Entrou no reino glorioso dos redimidos. Onde nos também estaremos se permanecermos fies a Deus e a sua palavra.
Mas, o texto diz que o rico também morreu e que foi sepultado.
No velório de Lazaro não deve ter ido ninguém, provavelmente não teve nenhuma cerimônia, quem sabe ele foi até enterrado como indigente, afinal de contas ele era um mendigo.
No velório do rico, eu não tenho dúvidas que foi um funeral magnífico, condizente com seu nível social e meios financeiros.
 Provavelmente algumas carpideiras profissionais foram contratadas para chorarem durante o velório e um orador discursou, exaltando suas realizações mundanas.
 O corpo foi colocado em um túmulo caro e bem ornamentado. Nenhum gasto foi poupado e o funeral foi realmente magnífico.
Só que o rico não era um filho de Deus e, após a sua morte, a bíblia o mostra em tormentos no inferno.
O que levou o homem rico pro inferno não foi as suas riquezas, ser rico não é pecado.
O que levou o homem pro inferno foi viver uma vida nos prazeres carnais, sem se preocupar com Deus e com o seu próximo.
Mas eu quero continuar a pregação daqui pra frente, mostrando algumas coisas, que segundo o relato bíblico, existem no inferno e que precisa existir na igreja.
1º  NO INFERNO EXISTE UMA VISÃO CLARA DA REALIDADE ESPIRITUAL.
- No inferno, estando em tormentos levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lazaro no seu seio. V, v.23.
Jesus  disse que aquele homem rico morreu e foi para o inferno e a primeira coisa que vemos na vida dele, é uma visão clara, os olhos dele se abriram.
Aquele homem quando estava aqui, vivia numa completa cegueira. Mas de repente no inferno, o homem é tomado de lucidez espiritual, de um esclarecimento. 
Aqui na terra aquele nunca viu a Deus, nunca pensou no céu,  agora lá inferno, no meio dos tormentos ele vê Abraão e Lazaro no paraíso.
ei! Quantas pessoas na igreja que se dizem crentes, mas não tem uma visão  clara da realidade espiritual que o cerca.
O profeta Jeremias disse: - mas, o que se gloriar, glorie-se nisto em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra... Jr 9:24.
A bíblia fala que: conhecer a Deus é o ideal de uma pessoa espiritual, ou seja, a plenitude de uma relação de Fé que traz salvação e vida eterna. É conhecer a Deus e saber quem ele é.
 Ei! E tem mais! Existe um mundo espiritual invisível, que consiste nas hostes de anjos ministradores, que estão ativos na vida do povo de Deus. Gn 32:1-2, Sl 34:7, Sl 91:11, Is 63 :9.
A bíblia diz que Deus está a favor do seu povo: que diremos, pois a vista destas coisas se Deus é pro nos quem será contra nos. Rm 8 :31.
 Mas,  também os exércitos dos seus anjos estão disponíveis, prontos para defender o crente e o reino de Deus.
Não devemos adorar anjos! Não devemos fazer petições a eles, mas devemos saber que eles existem que trabalham a nosso favor.
Quem esta lá no inferno sabe que Deus existe, sabe que os exércitos de Deus existem, quem tá no inferno tem uma visão clara da realidade espiritual.
Se quem esta lá tem isso muito mais nós que vamos morar no céu, nos que cremos na palavra de Deus devemos ter visão espiritual das coisas celestes.
Todos os que crêem na Bíblia devem orar continuamente para Deus livrá-los da cegueira espiritual.
Peça para Deus e abrir os olhos do seu corações para  você ver mais claramente a realidade espiritual do reino de Deus. Ef 1 18-19.  
2º  NO INFERNO EXISTE SÚPLICA E CLAMOR.
Então clamando disse.. v,v. 24\a.
 o inferno é um lugar cheio de blasfêmia, mas o texto mostra que o inferno também é um lugar cheio de súplica, clamor e grito de misericórdia.
No inferno todo mundo ora, todo mundo clama, todo mundo pede misericórdia, Só que  lá não terá ninguém para ouvir, Lá no inferno não adianta mais orar.
Quantos crentes nos dias de hoje que Não quer saber de orar, se falar em oração na igreja o povo desanima!
O culto de domingo é cheio, mas o culto de oração é 2 ou 3 gatos pingados,
Jesus nos mandou orar: Lc 22:46, Paulo disse para nos orarmos orar sem cessar:  1 Ts 5:17.
O crente consegue ficar  horas e horas de frente com a TV, fica 3, 4 horas na internet, vendo o que não presta e conversando bobagens no facebook.
Ficam horas fazendo fofoca, falando dos outros e contando o que passou no capitulo da novela,
Mas não consegue 15 minutos, o joelho dói! As palavras se acabam! O sono bate!
Pois eu tenho noticia triste pra você! Lá no inferno todo ora sem cessar.
É melhor ter uma vida de oração aqui, uma vida no altar aqui, e depois viver eternamente no céu cantando hino da vitoria;
Do que viver uma vida relaxada aqui sem comunhão com Deus e depois viver eternamente em tormentos clamando sem nunca ser atendido.
Hoje nos temos um caminho aberto, podemos chegar diante do trono da graça pelo sangue de Jesus e chamar Deus de Pai,
 E ele vai responder dizendo que nós somos filhos e vai nos abrir os tesouros do céu.
 É terrível pensar que no inferno há clamor e às vezes, na igreja não há! Mas infelizmente isto é verdade.
3º  NO INFERNO EXISTE CONSCIÊNCIA DA PRÓPRIA CONDIÇÃO
-E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. V,v. 24.
Você percebeu aqui que o homem rico conhecia o mendigo Lazaro, em meio ao tormento ele pede para Abraão  deixar Lazaro molhar a ponta do dedo pra refrescar a língua dele.
Agora ele reconheceu Lazaro! por que quando estava em vida o rico  nunca se preocupou em ajudar Lázaro, como deveria ter feito.
A Lei de Moisés ainda em vigor naquela época mandava os ricos socorrer os pobres em suas necessidades.
O homem rico falhou completamente em sua responsabilidade, e nunca reconheceu em vida sua própria condição de pecador.
Durante toda a vida, ele sempre viveu na sombra e água fresca, mas agora a situação era totalmente diferente,
 Ele não tinha mais seus cartões de crédito para comprar o que quisesse, não  tinha mais seus empregados para servi-lo.
Ai ele reconhece sua situação e diz: - eu estou atormentado! Eu preciso de ajuda! Eu
Preciso de auxilio! Pai Abraão! pede Lazaro pra molhar a ponta dos dedos e colocar na minha língua.
Abraão,  é obrigado a dar as más notícias para o ricaço: - Filho, lembre-se que você teve muitos bens na sua vida; mas Lázaro só teve males; agora, porém, aqui ele está consolado; e você, em tormentos. E além de tudo, há um grande abismo nos separando e Lázaro não pode ir até você, nem você pode vir até nós.
 as palavras de Abraão fazem o homem rico reconhecer a realidade da sua situação, pela primeira vez ele pensa nas outras pessoas e diz:
- Então envia Lázaro aos meus cinco irmãos, porque não quero que venham para este lugar de tormentos!!
No inferno as pessoas têm consciência da sua própria condição! No inferno as pessoas olham para si e descobrem que não são nada, que tudo é passageiro!
No inferno o homem rico reconheceu que estava ali por causa das suas escolhas nessa vida.
Tá faltando isto na igreja! Reconhecimento! Precisamos reconhecer que não somos nada, não temos nada e nada podemos.
Tem muita gente na igreja que se acha melhor do que outros por que: tem dinheiro, tem diploma, tem posição, se veste melhor... Etc.
Ei! Tudo nesta vida é passageiro: as riquezas se acabam, o carro do ano fica velho, a saúde vai embora, o vigor físico acaba!
-  não atentando nas coisas que se vê, mas nas que não se vê.  Pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. 2 Co 4:18.
Ei! Tudo é passageiro,  o que permanece é fé em Deus vivo, que nos conduz a viver a eternidade com ele!
Precisamos reconhecer diante de Deus as nossas fraquezas para que o poder Dele se aperfeiçoe nas nossas fraquezas.
-  A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 2 Co12:9.
 Precisamos reconhecer diante de Deus as nossas fraquezas para que o poder Dele se aperfeiçoe nas nossas fraquezas
.
Foi só no inferno que o homem rico reconheceu sua condição, de fraco, pecador, e necessitado.
Enquanto você esta aqui neste reconheça que você depende totalmente de Deus, faça como fez Davi:
- Sou pobre e necessitado mas o Senhor cuida de mim...Sl 40:17.
4º  NO INFERNO EXISTE SEPARAÇÃO.
- E alem de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vos, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós. V,v 26.
 Se existe um principio imutável na palavra de Deus, é o principio da separação.
Desde o livro Genesis nos vemos Deus mostrando a separação.
Em Gn 1 quando criou os o mundo, Deus fez separação entre o dia e a noite, entre a luz e as trevas, entre águas de cima e águas debaixo, entre a terra e o mar,
Depois mais adiante nos vemos Deus separando Abraão de Ló, Deus separou Isaque de Ismael,  Deus separou Esaú de Jacó, Deus separou Davi de Saul.
em toda bíblia sagrada nos vemos o desejo de Deus na separação:
Deus separa o que é da carne, do  que é espiritual;  Deus separa o santo do profano; Deus separa o filho de Deus e o filho da ira; Deus separa a salvação da condenação;
mas o que nos chama a atenção é que o texto bíblico diz que no inferno todos entendem bem que existe uma separação.
Infelizmente na igreja tem muita gente que não tá entende que Deus quer que exista uma separação.
Deus quer santidade no meio do seu povo: esta é vontade de Deus  para o seu povo a santificação.
 -  porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação... 1 Ts 4:3.
Agora, me entenda bem! Santidade significa separação, ser separado do mundo, separado no modo de falar, separado no modo de agir, separado no modo de vestir.
Não é ser santarrão é quere ficar julgando os outros como se você fosse dono do céu que esta com escritura na mão.
- Fulano vai pro céu pro céu por que faz isso, fulano não vai por que faz aquilo.
Santidade é  muito mais do que isso! Santidade é coisa séria! Santidade é ter a vida de Deus em nós; é viver a vida de Deus;
Santidade  é ser separado do mundo de pecado; é viver no mundo, mas não ser do mundo; é ser incontaminado pelo mundo.
Quando falo Mundo não estou falando do céu, dos rios dos mares, das florestas, dos jardins, não! Isto é tudo de Deus. Sl 24:1.
Quando falo de mundo estou falando do  sistema governado por Satanás e suas hostes espirituais que visam atingir o presente e o futuro que ser humano criado à imagem e semelhança de Deus.
ei! O papel da igreja aqui na terra é pregar o evangelho, ganhar almas para Cristo, mas também é ensinar e exortar as pessoas sob os perigos de uma vida segundo o padrão do mundo.
A igreja que prega a verdade prega que é necessário haver santidade, separação do santo e do profano.
- A meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano e o farão discernir entre o imundo e o limpo. Ez 44:23.
Até para sermos abençoados e protegidos por Deus ele de nós que seja feita esta separação.
- Portanto assim diz o Senhor: Se tu voltares, então te trarei, e estarás diante de mim; e se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; tornem-se eles para ti, mas não voltes tu para eles.
E eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; e pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti;
 porque eu sou contigo para te guardar, para te livrar deles, diz o Senhor. E arrebatar-te-ei da mão dos malignos, e livrar-te-ei da mão dos fortes. Jr 15:19-21.
Se até os  que estão no inferno tem um visão bem clara que existe uma separação, muito mais a igreja de Jesus precisa compreender esta verdade.
5º  NO INFERNO EXISTE PREOCUPAÇÃO COM A SALVAÇÃO DOS PECADORES.
Então, replicou Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna.
Porque tenho 5 irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento. V,v 27,28.
 O rico estava no inferno em tormento, mas estava também preocupado com os que ficaram aqui.
 Muitos pensam que quem está no inferno, não está preocupado nenhum pouco com aqueles que estão aqui a caminho do mesmo. Mas isso é um engano.
 Quem está no inferno sofrendo em chamas esta preocupadíssimo com aqueles familiares, amigos que estão caminhando a passos largos para a perdição.
 Este homem estava muito preocupado com sua família.
ei! Quantas  vezes  nós ignoramos as pessoas da nossa própria família. Pais, irmãos, primos morrendo perdidos e nós não fazemos nada. 
No inferno as pessoas se importam com os perdidos, aqui na igreja as vezes nos não nos preocupamos com a salvação dos que estão a nossa volta.
6º   NO INFERNO EXISTE ESPÍRITO MISSIONÁRIO.
Então replicou, Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna. V,v 27.
Percebeu neste versículo que lá no inferno o homem rico estava preocupado com seus parentes e amigos, não queria que eles fossem para o mesmo lugar. 
Enquanto estava em vida nunca se preocupou nem consigo mesmo, vivia uma vida de prazeres e orgias;
Agora, atormentado no inferno Esse homem no inferno tinha um espírito missionário, e esse mesmo espírito missionário precisa estar em nossos corações como Igreja.
Jesus  disse:
- Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara, pois a a seara esta branca pronta para a ceifa e poucos são os trabalhadores.  Mt 9:38.
Existe no mundo vários lugares onde nunca foi pregado o evangelho, no Brasil existe lugares no nordeste onde não existe sequer uma igreja evangélica.
 Ei! O mundo, as nações  estão clamando por mais trabalhadores para a seara, para a colheita, para os frutos que glorificam a Deus.
Por mais que não pareça a obra de Deus Precisa de obreiros, precisa de pastores, precisa de pessoas dispostas a pregar o evangelho as almas perdidas
Quando Isaias  teve a visão de Deus assentado no seu trono ele ouviu o chamado de Deus:
 - A quem enviarei e quem há de ir por nós?  Prontamente Isaias respondeu: - eis-me aqui envia-me a mim. Is 6:8.
Diante de nós está o grande desafio: a evangelização da terra, mas infelizmente poucos estão se dispondo a servir a Deus até mesmo na igreja local.
No inferno os atormentados clamam por missionários para pregar para os seus parentes que estão na terra.
Que possamos como igreja fazer o que Jesus nos ordenou pedir ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara.
7º  NO INFERNO EXISTE O ENTENDIMENTO DO CAMINHO DA SALVAÇÃO.
O homem rico enquanto em vida vivia uma vida de prazeres carnais, nunca se preocupou com a salvação da sua alma
Agora,  no inferno passou a ter entendimento do caminho da salvação.
Olha só que ele pediu para o Pai Abraão: - Permita  que  Lazaro possa ressuscitar e voltar para lá e contar lá em cima o tormento que é esse lugar tenebroso,
Para que os meu parentes se convertam  e não venham para cá.
Mas Abraão disse: Eles já têm Moisés e os profetas Ouçam-nos, se não ouvem a Moises e os profetas, tampouco deixaram persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.
Abraão disse que eles têm Moises e os profetas, ele estava dizendo eles tem a lei e os profetas, eles têm a palavra de Deus.
Se não forem convencidos pela palavra de Deus, nem mesmo se um morto ressuscitar eles serão convencidos.
Na cruz do Calvário, o Filho de Deus  morreu pelos meus  e pelos seus pecados, ele fez isso para que não tenhamos de passar a eternidade no inferno.
Depois de 3 dias no túmulo, Jesus Cristo ressuscitou, e apareceu a mais de quinhentas pessoas diferentes durante um período de quarenta dias.
Mesmo assim!  A ressurreição de Jesus Cristo do túmulo não convenceu a maior parte do povo judeu e, e também a maior parte dos fariseus e saduceus.
 O povo dos dias de Jesus o viu realizar os seus milagres e mesmo assim não creu.
Viu Jesus ressurreto é mesmo assim não creram.
Existem pessoas que  podem ver um milagre sobrenatural e não acreditar, nem mesmo se alguém voltar dentre os mortos.
Jesus é Aquele que desceu do céu, viveu aqui neste mundo, morreu na cruz pelos nossos pecados, e foi enviado ao inferno.
- Por isso diz:Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens.
Ora, isto
 é quem subiu, senão quem também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
Ef 4:8-10
Ei!  Jesus  pode nos falar das coisas do céu;  pois ele veio de lá.
Jesus pode nos falar também do inferno por que ele passou por lá.
O Jesus nos diz através da sua palavra é que: existe o céu e existe o inferno, no podemos ir morar no céu e não precisamos ir para o inferno.
 E que não precisamos ir para lá.
conclusão:
A historia contada por Jesus sobre o homem rico e o mendigo Lazaro deixa lições importantes para nos como igreja do Senhor Jesus.
Existem algumas atitudes tomadas pelo homem depois que ele chegou ao inferno que foram atitudes tomadas tarde demais.
Estas atitudes precisam fazer partes da igreja, por isso propositalmente coloquei este tema: 7 coisas que existem no inferno e precisa existir na igreja.
1: VISÃO DA REALIDADE ESPIRITUAL.
2: SUPLICA E CLAMOR: ORAÇÃO.
3: RECONHECER A PROPIA CONDIÇÃO
4: SEPARAÇÃO, SANTIDADE
5: PREOCUPAÇAO COM AS ALMAS.
6: ESPIRITO MISSIONARIO
7: ENTENDIMENTO DO CAMINHO DA SALVAÇÃO.
Que a igreja Jesus Cristo que somos nos tenha estas qualidades que o rico só teve quando chegou ao inferno.
Para que nós jamais precisemos ir para lá, pois nós iremos é para o céu de gloria, onde estaremos eternamente ao lado do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amem!
Adaptado da internet.