quarta-feira, 5 de novembro de 2014

CINTO ENTERRADO..CINTO ESTRAGADO!

CINTO ENTERRADO... CINTO ESTRAGADO!
  Jr 13:1:11.
Introdução:
Encontramo-nos neste texto uma mensagem de Deus para a nação de Israel através da simbologia de um cinto de linho.
Apesar de Deus dar esta mensagem para Jeremias no ano de 580 A.c esta palavra ainda é atual e profundamente reflexiva. 
 Jeremias estava anunciando a queda de um povo corrompido, prestes a ser levado em cativeiro.
 E Deus usa a imagem alegórica do cinto de linho, para revelar o estado espiritual em que se encontravam as pessoas da época.
O povo de Israel estava se esquecendo das Promessas que Deus havia feito a eles, por essa razão se desviava do verdadeiro culto, refugiando-se nos ídolos.
 A ingratidão e o esfriamento da fé estavam presentes nos rituais realizados sobre os montes e em toda parte.
O coração de Deus estava entristecido. Deus então fala com o Profeta Jeremias e faz ele viver literalmente este fato
- Assim me disse o Senhor: Vai, e compra um cinto de linho e põe-no sobre os teus lombos, mas não o coloques na água.
 E comprei o cinto, conforme a palavra do Senhor, e o pus sobre os meus lombosV,v 1-2.
Quando falo em cinto eu fico pensando quantas lições preciosas as crianças no passado aprenderam com cintos.
Embora não fosse um aprendizado agradável, sempre que o cinto entrava em ação ele cumpria sua missão.
Com o cinto nos aprendemos a respeitar, a obedecer, a pedir perdão entre outras preciosas lições que guardamos até hoje.
Hoje o cinto não é mais usado pra ensinar as crianças, em compensação tem criança de 4, 5 anos que grita e manda o pai e mãe cala a boca.
Mas não é sobre isto que vamos falar hoje, vamos ver que lições nós os obreiros do Senhor podemos aprender com o cinto de linho do profeta Jeremias.
Este texto fala de um cinto de linho que Jeremias deveria comprar e usar, e ele o fez.
Tempos depois Deus aparece novamente a ele e diz para pegar o cinto e esconder numa fenda da rocha, próximo a um rio.
 Após certo tempo, o cinto foi recolhido e havia apodrecido.
Qual a utilidade de um cinto? O que provocou o apodrecimento? Uma vez podre, serve para ser usado?
Que lições Deus  quer nos ensinar através desse cinto? Será que um cinto pode nos ensinar algo¿
Como nos estamos aqui hoje em uma reunião de obreiros, onde se faz presente homens e mulheres que foram chamados e escolhidos por Deus para o ministério,
Eu quero trazer uma palavra de Deus para nos nesta oportunidade sobre o cinto de Jeremias.
Quais as lições que podemos tirar deste texto, para o crescimento e desenvolvimento do nosso ministério.
1º   A UTILIDADE DO CINTO.
Desde que os homens passaram a usar roupas, vestes; os cintos são acessórios indispensáveis.
Além de ser usada nas armaduras dos guerreiros como porta-arma, os cintos eram utilizados nas vestes do povo.
As roupas de antigamente eram diferentes das roupas de hoje, na sua maioria era uma espécie de roupão.
O cinto servia para amarrar, e prender a roupa junto ao corpo a fim de dar liberdade de movimento.
Interessante que nos dias atuais os cintos deixaram de ser um objeto que faz parte apenas do guarda roupa masculino.
Hoje o cinto se tornou um acessório indispensável para muitas mulheres.
Com isso nos podemos ver hoje  cintos de todos os tamanhos, cores e formatos.
Nos dias do velho testamento, Segundo Ex 29:5 O cinto de linho era um ornamento que fazia parte da roupa sacerdotal.
Biblicamente falando é um símbolo da intimidade com Deus e da vocação ministerial.
 O profeta Elias vestia-se com um cinto de couro 2 Rs 1:8.
 O profeta Jeremias usou um cinto de linho Jr 13:1, é sobre isto que estamos falando.
 O apostolo Paulo fala em Ef 6:14. Que devemos nos cingir com o cinto da verdade
Vejamos o que vamos aprender sobre o cinto:
 2º DEUS MANDOU O PROFETA COMPRAR UM CINTO DE LINHO. Jr 13:1-2.
por que Deus mandou o profeta Jeremias comprar o cinto de linho?
Porque o próprio Deus não deu este cinto para Jeremias?
Sabe por quê? Porque a salvação é de graça, mas para sermos usados por Deus temos que pagar o preço!
A graça de Deus está disponível para todos, mas temos que nos esforçar, buscar a Deus e viver em santidade.
Ei!   Tudo aquilo que não custa nada, não valerá nada! O obreiro que valoriza sua chamada sabe qual o alto preço que ele pagou por ela!
Obreiros que não valoriza sua chamada, é porque não foram chamados por Deus, foram consagrados por conveniência e favores  humanos.
É claro que a primeira condição para sermos usados por Deus naturalmente é ser salvo.
Todo aquele, porém, que foi salvo já está na posição de ser usado por Deus.
Mas qual é o preço a ser pago? O preço é simplesmente cumprir as condições colocadas por Deus.
Às vezes o preço nem é o mesmo para todos. Para alguns pode envolver renunciar ao dinheiro, para outro é renunciar ao estudo.
Para servir a Deus às vezes  é preciso subir a montanha.O subir a montanha está sempre relacionado com a revelação do Senhor e da sua vontade.
Quando Deus chamou a Moisés, Ele colocou um preço para Moisés. O senhor falou com Moisés e lhe disse: - Sobe para cá! Ex 24:12.
Se Moisés desejava ouvir a voz de Deus e servir a ele, ele precisava subir a montanha.
Subir a montanha é simplesmente pagar o preço.
Quando pagamos o preço para servi-lo, sempre recebemos uma revelação do Senhor.
Em Ap 21:10  diz que para que João pudesse ver a Nova Jerusalém ele precisou subir numa grande montanha.
 Abraão subiu ao monte para entregar Isaque, mas no fim ficamos sabendo que ali ele teve uma revelação de Jeová Jireh. Deus proverá para si o cordeiro.
Elias também subiu ao monte para receber revelação de Deus depois de 3 anos e meio sem chover Elias orou em cima do monte e choveu sobre a terra. I Rs. 18:42.
O Senhor levou os seus discípulos ao monte para revelar a constituição do reino e depois para se revelar em glória diante deles. Mt. 5 e 17.
Ei! Quem sabe o preço que você vai pagar pelo cinto de linho que é o símbolo da presença no seu ministério.
Seja subir a montanha da oração, do jejum, da consagração, da renuncia, da santidade
Tudo na vida tem um preço! A Salvação é de graça por que Jesus já pagou o preço por nos na cruz.
Mas pra ser um obreiro usado nas mãos de Deus no temos que pagar o preço.
Ei! Você quer pregar com unção¿ então pague o preço! Ore, jejue, busque de Deus, leia a bíblia, estude a bíblia, faça um curso de teologia
Pague o preço e quando você pregar almas vão se render aos pés de Cristo, vidas serão  renovadas, pessoas serão com o Espírito Santo....
Quer cantar com unção¿ pague o preço! Consagre sua vida  a Deus, ore, não deixe de ensaiar, não deixe de cuidar da sua voz.
E quando ganhar a oportunidade nunca diga: - Se eu errar os irmãos me perdoa, por que eu não ensaiei, e eu estou cantando é pra Jesus.
Eu sou o 1º  que não vai te perdoar, 1º se você não ensaiou então não cante, e outra se é pra Jesus que você esta cantando, ai é que você não pode cantar de qualquer jeito mesmo!
Quer ser um pastor abençoado¿ pague o preço! Quer ser um evangelista, um presbitério, um diácono, um porteiro abençoado pague o preço!
Deus disse compre um cinto de linho, Deus esta dizendo pra mim e pra você pague o preço e você será um obreiro abençoado
3º  Deus mandou o Profeta usar o Cinto de Linho nos Lombos. Jr 13: 2
Quando Deus mandou o profeta comprar um cinto de linho ele também que ele deveria usar o cinto sobre os lombos.
Isto quer dizer todas as pessoas  deveriam ver em destaque o cinto que o profeta usava e onde usava.
Algumas coisas no obreiro têm que chamar atenção das pessoas, tem muito obreiro por ai que acha que é:
O penteado seu cabelo, o terno brilhoso, o sapato de couro de jacaré, tem obreiro que mais parece galã de novela, do que servo de Deus
O apostolo Paulo disse: - Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; Ef 6:14.
O cinto militar dos tempos antigos era de couro usado em torno da cintura ou dos quadris, daí o termo "colocar nos lombos".
 O cinto era preso com placas de metal, visando uma proteção adicional. Servia também para apoiar a espada ou o punhal do guerreiro.
Mas o que significa para o obreiro estar com seus lombos cingidos com a verdade? Significa estarmos cingidos com a palavra de Deus, significa ter a palavra de Deus firmemente de modo que possamos usar as Escrituras para resolver problemas.
Assim como o cinto militar era um meio de proteção, assim também a verdade da palavra  nos dará confiança para levarmos nossos fardos e nos protegerá.
 Manter a mente ocupada com as verdades de Deus nos ajudará a ficar firmes contra as ciladas Satanás.
 Naturalmente quando o apóstolo Paulo disse estas palavras registradas em Ef 6:14, ele não disse em sentido literal.
 Paulo na ocasião conhecedor que era das vestes militares fez apenas uma ilustração. 
Da mesma forma o cinto de Jeremias colocado nos lombos era um símbolo para Israel de que ele estava cingido com a verdade.
O que as pessoas precisam ver em mim e você é este cinto, comprometimento com a palavra de Deus.
É viver o que prega e pregar o que vive ei! Obreiros do Senhor! Tenha os seus lombos cingidos com verdade e vista a couraça da justiça.
4º  - Deus ordenou ao profeta que não colocasse o Cinto na água. Jr 13:1
Alem de colocar cinto sobre os lombos o profeta não podia colocá-lo na água, ou seja, não podia lavá-lo.
Agora pense bem comigo! Naquela época não existia asfalto, e poeira era terrível.
Mas não molhar o cinto na água, representava o estado espiritual da nação, dos homens, que não se humilhavam perante Deus,
Não se lavavam em reconhecimento dos pecados, pelo contrário, cada um andava segundo sua vontade e soberba.
Às vezes os obreiros precisam aprender que nem tudo se limpa com a água. Tem coisas que é com humilhação, jejum, oração, palavra de Deus.
 Muitos sujaram seu cinto no decorrer do ministério e acham que água, Omo e Quiboa, limpa, só a palavra de Deus pode produzir limpeza geral.
Lembra daquela canção infantil: - O sabão lava o meu pezinho, lava o meu rostinho, lava minha mão, mas Jesus, pra me deixar limpinho quer lavar meu coração
se você estiver precisando deixe Jesus lavar você no sangue dele! 1 Jo 1:7.
5º Deus mandou o profeta se levantar e ir até o Eufrates. Jr 13:4
se tem algo que incomoda a Deus é nossa posição. Deus nos quer de pé e não acomodados.
Jeremias devia se levantar, e ir até o Eufrates para esconder o cinto ali na fenda de uma rocha.
De Anatote até  o Eufrates era cerca de 400 km, uma viagem longa.  Muitos teólogos acreditam que Jeremias não foi ao Eufrates esconder o cinto,
 Mas teve uma visão ou contou o ocorrido como parábola. Contudo, creio que tudo aconteceu conforme está escrito:
 Jeremias colocou o cinto de linho branco sobre os lombos e viajou por muitos dias.
O cinto sujou, empoeirou, e foi depositado nesse estado na fenda da rocha, da forma que Deus mandou
Ei! Obreiro do senhor! Você sabia! Que a sua  obediência agrada a Deus! O profeta caminhou 400 km para obedecer a voz de Deus.
Quem é chamado por Deus obedece! Uma das principais características de obreiros que não são chamados e aprovados por Deus é a falta da obediência.
 Obreiros que estão no centro da vontade de Deus não escolhem lugar, situação, ocasião, posição, condição. Eles só obedecem como Jeremias.
Obreiros que desobedecem a Deus, desobedecem a sua palavra, desobedecem ao seu líder, são obreiros reprovados.
Ser obediente não é fácil! Às vezes é abrir mão do descanso com a família, às vezes é deixar de lado o que eu penso e o que eu acho.
Não foi fácil pra Jeremias caminhar 400 km até o Eufrates só pra enterrar um cinto, ele poderia ter dito.
Eu não concordo com isto! Eu acho muito mais fácil enterrar o cinto por aqui mesmo na minha terra em Anatote.
Mas, ele não disse isso! Concordando ou não ele obedeceu a Deus e foi até o Eufrates enterrou o cinto e depois de vários dias ainda voltou pra desenterrar.
Existem coisas que o meu líder me pede pra fazer que as vezes eu não concordo, mas eu não fui consagrado obreiro, só pra fazer só eu o que eu concordo ou  acho certo.
Fui chamado por Deus pra obedecer, quando o obreiro desobediente ele é reprovado e acaba envergonhado o evangelho.
- Procura apresentar- te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra de verdade. 2 Tm 2:15.
Obreiros que estão no centro da vontade de Deus não escolhem lugar, situação, ocasião, posição, condição.. Eles só obedecem como Jeremias.
Deus mandou o profeta colocar o cinto na fenda da rocha. Jr 13:4
 colocar o cinto na fenda da rocha significa que o teu ministério não esta alicerçado na terra,
Nem na areia movediça, coloca o teu cinto, a tua chamada, a tua vocação na dependência de Jesus, ele é a nossa rocha inabalável.
Lembra da parábola que Jesus contou do home que edificou a cassa na areia.
Veio  a tempestade sobre aquela casa e  ela caiu por que não tinha fundamento, alicerce
Mas o outro homem edificou a casa na rocha veio a tempestade assoprou contra ela, mas a casa não caiu.
Ei! Ministério não é só usar terno e gravata, ser chamado de obreiro, sentar no púlpito da igreja, ser respeitado pelos membros.
Ministério é luta, perseguição,  calunias, tempestades, mas, se o seu ministério esta edificado na rocha que é Cristo! Você vai vencer em nome de Jesus!
Existem obreiros; - cascas de ovos. Qualquer coisinha esta se quebrando tem seu ministério na areia.
Mas, existem  obreiros inabaláveis e preparados que tem o seu ministério firmado na rocha.
7º lição cinto enterrado, cinto estragado. V,v 6,7
Depois de passar muitos dias que Jeremias  havia enterrado o cinto, Deus falou com ele pela segunda vez.
Deus mandou o profeta voltar novamente ao lugar que havia enterrado o Cinto.
Existem 3 lições importantes aqui.
1º O obreiro aprovado precisa ter  os ouvidos aguçados para sempre ouvir a voz de Deus.
quantos obreiros que só ouviram a voz de Deus no começo, na fase da humildade, hoje Deus continua falando, e eles não o ouvem mais.
ei!  Deixa Deus falar contigo quantas vezes ele quiser, tenha a oração e a palavra como seu meio de comunhão com Deus.
2º Deus mandou o profeta voltar novamente no mesmo lugar em que ele havia enterrado o cinto
 Ele deveria voltar ao Eufrates novamente; 400 km de ida e mais 400 km de volta somando 800 km de sacrifício.
Deus muitas das vezes permite o obreiro voltar outra vez ao mesmo lugar para mostrar de onde ele veio, o que ele era,
 da casa humilde que ele morava, da simplicidade que ele tinha, para que ele não se envaideça e se vanglorie.
 Ex: de vez quando eu volto ao distrito de capelinha, na 1º igreja que eu dirigi, e me lembro de onde de Deus me tirou e ficou alem de grato humilde.
Tem obreiro que nem pode voltar onde passou são diferentes de Eliseu que a viúva disse:
- Tenho notado que este que sempre passa por nós é homem de Deus.
 Deus mostrou para o profeta que o cinto de linho tinha apodrecido.
Quando Jeremias  desenterrou o cinto ele estava apodrecido, o  estado daquele cinto representava o estado do povo de Deus. Para mais nada prestava. Jr 13:7.
 Quando deixamos nosso compromisso com Deus nosso mistério apodrece e pra mais nada presta! é só título, credencial e mais nada!
Infelizmente estamos vivendo uma geração de  obreiros Cintos apodrecidos obreiros amantes de si mesmos, egoístas,
Egocêntricos, arrogantes, vazios, murmuradores, contenciosos, caluniadores, insubmissos. São  ministérios que o cinto já apodreceu.
- Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
2 Tm 3:1-5.
Ei! Deixa eu te dizer uma grande verdade! Cinto Enterrado é cinto Estragado!  

O que era para ser bom, bonito e agradável foi colocado fora do uso normal.
O cinto não foi feito para ser enterrado, o seu lugar era na cintura. Colocado na terra, em pouco tempo, apodreceu e para nada prestava.
É isso que o diabo quer fazer com o nosso ministério, enterrar ele na areia molhada.
E sabe qual é o resultado? O mesmo que aconteceu com o cinto de Jeremias:
Podridão, estrago, obreiro desanimado, frio, sem as virtudes recomendadas por Deus.
 Ei! Nesta noite dê um brado na orelha de satanás! E diga o meu ministério é para gloria do nome de Jesus.
Eu paguei um alto preço por ele, e não foi deixar ele enterrado na areia pra apodrecer!
O mesmo Deus que me chamou vai me dar forças para vencer todas as batalhas no nome de Jesus!
Conclusão:
O cinto  de Jeremias cinto representa a presença de Deus no nosso ministério.
Quando Jeremias enterrou o cinto na fenda da rocha ele era um cinto de linho, com certeza muito bonito!
Mas, foi só tirar o cinto dos lombos e enterrar na fenda da rocha que ele apodreceu.
Enquanto Jesus estiver no nosso ministério ele será lindo, maravilhoso, cheio da unção e da graça de Deus.
Mas se nos despregarmos de Jesus não prestamos mais pra nada.
Lembra daquele jumentinho, enquanto Jesus caminhou sobre ele, ele ficou importante, famoso,
As pessoas colocavam tapete de folhas de palmeira pra ele pisar, erra conhecido: o jumentinho de Jesus.
Mas, foi só Jesus descer do jumentinho pra nunca mais ele sequer ser mencionado na bíblia.
Enquanto Jesus estiver no seu ministério, você terá sucesso, vitoria, honra, mas se Jesus sair da sua vida você desaparece!
Ei! Cuidado!, Vigie, seja sóbrio e prudente, o cinto que está no Lombo como destaque, pode apodrecer,
o cinto que nos custou caro, pode se tornar em nada!. o cinto que era de linho pode virar mulambo.
Honre sua chamada, muitos queriam estar no teu lugar e ter os privilégios que você tem.
Valorize seus líderes, seu ministério, valorize o cinto que Deus te deu e colocou sobre os teus lombos!
 Todos nós fomos feitos para a glória do Senhor. Se não estivermos no lugar certo, bem colocados junto ao coração do Pai, atrelados ao seu peito,
Então correremos o risco de ter uma vida semelhante à do cinto de linho: apodrecida e longe de Deus.  Cinto apodrecido para nada presta.
Cinto nos lombos simboliza estar bem próximo de Jesus, ficar ligado a sua cintura, colocar nosso ministério nas mãos dele!
 Junto do nosso  Deus nos somos bênção e abençoados! Juntos ao nosso Deus nos temos graça e unção para fazer sua obra.

- Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Jo 15:5


19 comentários:

  1. Prº DEUS O ABENÇOE essa palavra falou poderosamente comigo

    Em relação de ser um obreiro obediente ,firmado na palavra nunca deixar a vaidade me dominar ,fazer as coisas para DEUS com exelencia , entre tantos outras que serviram para minha vida . um forte abraço pastor que a paz de DEUS esteja convosco .att; douglas

    ResponderExcluir
  2. Amem gostei muito a paz amado que o Senhor continue te abençoando

    ResponderExcluir
  3. Então quer dizer que isso não foi uma visão ,mas sim Deus falando para ele fazer ?
    Por que eu vi em um site que falava de visão, e estou confusa agora , creio que não seja uma mas me ajude por favor

    ResponderExcluir
  4. Então quer dizer que isso não foi uma visão ,mas sim Deus falando para ele fazer ?
    Por que eu vi em um site que falava de visão, e estou confusa agora , creio que não seja uma mas me ajude por favor

    ResponderExcluir
  5. Deus continue te abençoando Pr. linda menssagem da parte de DEUS falou muito ao meu coração.

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor Jesus. Muito obrigado por essa palavra abençoada. Que Deus continue lhe abençoando. Desejo que sempre pregues à Palavra da vida em tempo e fora de tempo.

    ResponderExcluir
  7. A paz do Senhor Jesus. Muito obrigado por essa palavra abençoada. Que Deus continue lhe abençoando. Desejo que sempre pregues à Palavra da vida em tempo e fora de tempo.

    ResponderExcluir
  8. Pr otima mensagem! Foi real não foi uma visão. Realmente nossa posição de conforto encomoda a Deus e tem que nós encomodar também. Um forte abraço

    ResponderExcluir
  9. Otimo comentário, pr! Deus abençoe

    ResponderExcluir
  10. Deus é na sua vida pastor, obrigado pelo estudo essa passagem é forte gloria a Deus

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da palavra agora entendi melhor o q significa o sinto de linho de jeremias em nossas vidas.Que a graca de Deus seja sobre nois Amém.

    ResponderExcluir
  12. Abre o nosso entendimento. Glória a Deus

    ResponderExcluir
  13. Esse estudo é uma benção. Auito tepo procura entender-se-á passagem biblica . Foi muito gratificante para mim. Creio que psra outras pessoas também. Deus seja louvado pela sua vida e Deus o abençoe pastor.

    ResponderExcluir
  14. Palavra abençoada! Falou profundamente ao meu coração. 🙏🏻

    ResponderExcluir
  15. Toda horra e toda Glória seja dada ao nosso Deus obrigado vazo

    ResponderExcluir