quinta-feira, 14 de novembro de 2013

passando o ribeiro de Besor

PASSANDO PELO RIBEIRO DE BESOR.
I Sm 30:1-9.
Introdução:
Um dos personagPASSANDO PELO RIBEIRO DE BESOR.
I Sm 30:1-9.
Introdução:
Um dos personagens mais importantes e conhecidos da bíblia sagrada é o rei Davi.
Pelo menos 66 capítulos da bíblia são dedicados a contar a sua historia.
 Só no Novo testamento o seu nome é mencionado 59 vezes.
A historia de Davi é muito conhecida ate mesmo por aqueles que são descrentes.
Agora a historia de Davi é uma historia de altos e baixos.
Davi foi ungido rei na casa de Jessé seu pai, mas ele não começou a reinar imediatamente após a unção.
Vários anos se passaram até Davi se assentar no trono de Israel, e nestes anos que se passaram a historia de Davi é uma historia de altos e baixos.
Depois da unção Davi  ele enfrentou e venceu o gigante Golias usando apenas uma pedra em seu alforje.
Depois ele foi levado para casa do rei Saul para ser musico ali, Saul era atormentado por um espírito maligno e toda vez que isto acontecia Davi tocava sua harpa e o espírito maligno se retirava dele.
Depois Davi se torna general do exercito de Saul e se casa com sua filha chamada Mical.
Por onde quer que Davi saia pra lutar; Deus era com ele, e isto lhe garantia vitoria contra os inimigos do povo de Deus.
Só que isto causou ciúmes e inveja em Saul principalmente quando Davi voltava de mais uma batalha e as mulheres cantavam: Saul matou seus milhares, mas Davi os seus dez milhares.
Saul passou a perseguir Davi e queria matá-lo de qualquer maneira, Davi para não morrer teve que fugir.
A partir daí começa o drama na vida de Davi, a bíblia chega a dizer que Saul perseguia Davi como uma pulga dentro de um celeiro.
Davi foge para a caverna de Adulão e todo tipo de pessoa, desprezados, rejeitados, lascados, fracassados, marginais se uniram a Davi.
Saul continua perseguindo Davi, e por 3 vezes Davi tem oportunidade de matar Saul, mas ele mesmo podendo destruir seu inimigo não faz isto? Pois dizia consigo mesmo:  longe de mim tocar no ungido do Senhor!
Mas,  chega um momento em que  Davi cansou de ficar fugindo de Saul e desta vez sem consultar a Deus Davi foge para a terra dos filisteus.
- Disse porem Davi no seu coração: algum dia serei morto por Saul. é melhor fugir para a terra dos filisteus, Saul desistira de procurar-me por todo o Israel e escaparei dele.1 Sm 27:1.
É neste ponto da historia de Davi que eu quero trazer uma palavra nesta oportunidade baseado no tema: passando o ribeiro de Besor.
Vejamos algumas lições que podemos aprender nesta fase difícil da vida des homem de Deus chamado Davi.
1º DAVI NA HORA DA ANGUSTIA SE FORTALECEU EM DEUS.
Com medo de ser morto por Saul, Davi passa habitar com os inimigos de Deus  na cidade de Ziclague.
Davi e seu exército de 600 homens foram acolhidos pelo rei  filisteu chamado Aquis.
Depois de certo tempo os filisteus foram guerrear contra os israelitas e por gratidão, Davi e seus homens desceram para o campo de batalha para ajudar os filisteus.
Aconteceu que, ao chegar ao campo de batalha, os líderes dos filisteus temeram que no meio do combate Davi mudasse de lado para se reconciliar com Saul, o rei de Israel.
Então mandaram que Davi retornasse com seus homens para a casa.
Após  caminhar 145 kms,  aproximadamente 3 dias de caminhada, Davi e seus homens se depararam com sua cidade totalmente destruída.
Os Amalequitas haviam queimado e destruído tudo. Levaram cativas suas mulheres, filhos e filhas, além de todos os animais e bens preciosos.
Todos choraram até perderem suas forças e Davi ficou angustiado, pois seus homens falavam em apedrejá-lo.
Veja a situação de Davi, rejeitado pelos filisteus, saqueado pelos Amalequitas, sem terra pela qual lutar, sem família para recebê-lo na volta para casa.
Será que as coisas podem piorar? Podem, os soldados ficam irados com Davi  e querem apedrejá-lo, parece que não tem saída para Davi, não tem solução para ele.
Mas tem sim!  A bíblia diz: porém, Davi se fortaleceu no Senhor, seu Deus. 1 Sm 30:6.
Ei! Existe uma saída para nós quando tudo parece perdido, quando parece que não tem mais nenhuma saída, quando parece que não tem mais solução para você! Há uma saída!:
Fortaleça no Senhor! A bíblia diz: Deus é o nosso refugio e fortaleza,  socorro bem presente na hora da angustia.  Sl 46:1.
Ei! Onde  é que você busca refúgio quando está ansioso, triste, preocupado com o futuro, com medo da morte, com medo de ficar desempregado, com medo da doença  apareceu no seu corpo?
 Onde é que você busca refúgio para te ajudar a resolver os problemas de seu casamento? Ou os problemas de seu filho adolescente?
Onde é que você busca refúgio quando você é traído por alguém em quem você confiou? Onde é que você busca refúgio para vencer as lutas e as dificuldades da vida?
 Tem gente por ai dizendo que encontrou refugio: nas terapias, nos exercícios físicos, nas amizades,
Tem gente buscando refugio nas drogas, nas bebidas alcoólicas nas baladas etc...
Ei! Estes refúgios são falsos e passageiros, mas existe um refugio seguro, onde encontramos a paz na hora da angustia: é Deus! É Deus!
 Ei! Nada e nem  ninguém pode substituir  DEUS , DEUS , o criador do universo é o melhor amigo que podemos ter e o ÚNICO REFÚGIO VERDADEIRO de nossa vida.
O texto diz que:  Davi se fortaleceu no Senhor, já o salmista diz que: Deus é nosso refugio e fortaleza.
O que significa fortaleza? Segundo o dicionário de português é: uma Construção fortificada para a defesa de uma cidade, uma região etc.;
Um forte, uma fortificação. É a Qualidade de quem é forte: a fortaleza do lutador.
Em um português bem claro, fortaleza é a qualidade de quem é forte, em quem é realmente FORTE em nosso universo?
Quem tem  o poder para vencer as forças atuantes? Quem pode vencer os poderosos e tiranos deste mundo? Quem pode vencer os demônios e os espíritos do mal?
Quem pode vencer o inferno? Quem pode vencer até a morte? Quem pode vencer as forças da natureza? Só  uma pessoa , DEUS , o criador, sustentador e salvador do planeta.
Davi, em meio a tanto desespero e dor, olhou para Deus e se animou. Consultou se deveria perseguir o inimigo e Deus lhe garantiu vitória. 1 Sm 30:7.
Agora só restava uma coisa a Davi arregaçar as mangas e fazer a sua parte.
Ei! Quando Deus lhe mandar fique tranqüilo ele te garante a vitoria. se Deus diz: - vai. Pode ir que a vitoria é certa!
                                          2° LIÇÃO CANSADOS A BEIRA DO RIBEIRO DE BESOR.
Partiu Davi com seu exército de 600 homens e foram atrás dos inimigos.
Agora tente acompanhar comigo  o desenrolar desta historia; depois de serem rejeitados pelos filisteus, caminharam 3 dias sem parar.
E quando chegam a Ziclague suas casa estão destruídas, suas famílias desaparecidas, eles perdem tudo!
Casa, família, bens, o sentimentos se misturam, cansaço, dor, raiva, revolta e pra piorar tem que perseguir um inimigo que eles nem sabem em que direção foi.
Ei! Você já passou por isso? Ter a sensação que perdeu tudo? De uma hora para outra seu mundo desmoronou e tudo que você correu atrás, trabalhou,projetou, foi se por água abaixo?
Quem nunca perdeu um pai, quem nunca sepultou uma mãe, quem nunca sepultou um filho, quem nunca perdeu o emprego,
 Quem nunca foi despejado ou expulso de casa, quem nunca perdeu tudo o que tem, talvez não tenha experimentado este sentimento.
Sentimento de revolta, de raiva, de dor e acima de tudo de cansaço.
Quando Davi estava perseguindo os inimigos ele se depara com um ribeiro chamado ribeiro de Besor.
Besor: significa: Lugar frio, animado e refrescante.
 Besor é um ponto decisivo em nossa jornada espiritual. Pois no ribeiro de Besor:
Manifestam-se os cansados e aparecem os doentes.
v.9-13.
Daqueles 600 homens que seguiam Davi, 200 ficaram no ribeiro de Besor. Eles haviam caminhado 145 km até Ziclague e mais 25 km até Besor
 Com um cansaço  físico tremendo ficaram para traz, não tiveram força para continuar.
eles sabiam que suas mulheres e filhos estavam sendo levados pelos inimigos,
Eles sabiam que Deus havia dito a Davi que iria dar a vitoria para eles, mas, mesmo assim Ainda que soubessem da direção de Deus, ainda que Deus já havia dito para Davi perseguir os inimigos que ele iria dar a vitoria.
Eles não conseguiram prosseguir pararam no ribeiro de Besor.
3º LIÇÃOàOS PERIGOS DO CANSAÇO.
O ribeiro de Besor simboliza os cansados, ou aqueles que estão esgotados pelo caminho.
O que é o cansaço? É fadiga; tédio; frouxidão; lassidão; esgotamento; fraqueza derivada de trabalho excessivo ou doença.
O cansaço é um estado comum de quem está desgastado, estressado por razões profissionais ou emocionais.
Existem aqueles que vivem falando que estão cansados, e existem aqueles que estampam o cansaço no rosto sem precisar mencionar.
Vários são os fatores que contribuem para o esgotamento das forças num indivíduo.
E sejam quais forem estes fatores, é preciso atentar que o cansaço contínuo, não reconhecido e devidamente tratado é perigoso.    
Vejamos alguns exemplos dos Perigos do cansaço? 
1º  O cansaço levou Esaú a desprezar sua primogenitura
E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo e estava ele cansado. E disse Esaú a Jacó:
- Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso, se chamou o seu nome Edom. Então, disse Jacó:
- Vende-me, hoje, a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura?
Então, disse Jacó: - Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e foi-se. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura. Gn 25:29-34 
Foi no momento de cansaço que valeu mais para Esaú um prato de comida que os benefícios da primogenitura que eram seus por direito. 
Esaú foi chamado de profano, pois a primogenitura era uma benção de Deus e ele desprezou:
- E ninguém seja fornicário, ou profano, como Esaú, que por um manjar vendeu o seu direito de primogenitura. Hb 12:16.
Ei! Cuidado irmão! Não troque aquilo que Deus tem reservado para você: seu direito de filho, os dons que Deus te deu;
Sua posição na igreja hoje, seu crescimento espiritual e as bênçãos recebidas no lugar que Deus tem te colocado.
Não troque o seu "direito de primogenitura" por algo momentâneo, passageiro, é isso o que o diabo através de muitas pessoas nos oferece:
Uma amizade interesseira, uma alegria passageira, um almoço pra te fazer refém de seus objetivos, tapinhas nas costas dizendo “aqui te amamos mais” vem pra cá aqui é melhor!
Cuidado! devemos seguir confiantes na fé e sóbrios em tudo, pois satanás nos ronda como um leão querendo nos tragar.
E as artimanhas dele vem de encontro com a nossa fome, nosso cansaço, vigie, e olhe as brechas, feche elas, vigie e ainda mais:
 - Na hora que você se sentir cansado não troque o melhor de Deus na sua vida pelo prato de lentilha.
2º O cansaço pôs em risco a vitória de Israel sobre os Amalequitas
 Veja o que diz a bíblia sobre esta historia.
- E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão e Hur subiram ao cume do outeiro.
E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas, quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.
Porém as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela;
e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado, e o outro, do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs. Êx 17.10-12
Sem a ajuda de Arão e Hur, provavelmente o cansaço faria com que Moisés abaixasse as mãos.
Ninguém que serve a Deus com sabedoria tentara vence suas batalhas sozinho.
Não podemos ser crentes que vivem de oração dos outros,nos mesmos devemos orar e buscar ajuda de Deus.
Mas há momentos em que precisamos de ajuda, alguém pra orar por nós,alguém para nos ajudar a se manter de pé.
Sempre vamos necessitar de alguém que possa ao menos segurar nossos braços erguidos antes que desfaleçamos.
Esta ajuda permitirá a obtenção de grandes vitórias para o Reino de Deus. 
Você sabia que é possível se cansar até de fazer o bem
E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Gl 6.9
E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. 2 Ts 3.13 
Paulo, nestes textos, mostra que podemos vir a desanimar de fazer aquilo que é bom, gracioso, digno de honra e nobre.
E ele ainda insiste que  haveremos de colher, se não perdermos a esperança.
Existem casos de pessoas que se cansaram até de Deus
Contudo, tu não me invocaste a mim, ó Jacó, mas te cansaste de mim, ó Israel. Is 43.22
Ei! Se você esta cansado, parou no vale de Besor, não tem mais forças para lutar; você não consegue mais, orar, jejuar, ler a bíblia, vir na igreja.
A boa noticia é que Deus é fonte de água viva que renova as nossas forças, alis ele até da força pra que não tem nenhum vigor.
Ele da forças ao cansado, e aumenta as forças do que não tem nenhum vigor.
Os jovens se cansam e se fadigam, e os mancebos caem.
Mas os que confiam no Senhor renovarão as sua forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão. Is 40:29-31.
                                                  3º LIÇÃO àDAVI VENCE OS INIMIGOS.
Davi continuou com os 400 homens, encontraram no caminho um escravo egípcio doente, que os Amalequitas deixaram para trás.
Para os Amalequitas ele não servia mais. Porem Davi viu que ele poderia ser muito útil.
 Davi entendeu que aquele doente seria a providencia de Deus para aquele momento:
ele tratou ele bem, deu água, restaurando a saúde dele, e ele indicou o caminho para Davi alcançar os inimigos.
 Aprendemos aqui o que para muitos não serve mais, para outros serão muito útil.
Deus pode usar quem aparentemente não tem mais valor.
Se muitos não têm muito não te dão valor,se muitos te desprezam,saiba que para Deus você tem valor!
Eles
guerrearam um dia inteiro. A bíblia nos diz que Davi salvou tudo. Não faltou ninguém ou coisa alguma, nem grande nem pequena.
Depois de pegar tudo e todos, seguiram para o ribeiro de Besor e encontraram com os 200 homens que não puderam (ou não quiseram) seguir.
Ah... Ribeiro de Besor.... não vejo mau algum em descansar, no Ribeiro. Acho que nesta passagem há palavra não só pra uma pessoa, mas pra várias:
Se você se deparou com sua cidade saqueada e os seus raptados e levados cativos... Não se desespere! Se esforce no Senhor! Corra atrás!
Os valentes de Davi,os valente de Jeová estão sempre na linha de frente; orando,jejuando,consagrando,buscando a unção de Deus para suas vidas.
Os valentes são os guerreiros que estão sempre lutando e a libertação de sua família e das demais famílias dependem do seu resgate! Confie no Senhor!
 Agora, quem sabe você se deparou com esta realidade, esta passando uma grande luta  e não tem forças pra prosseguir...
Ei!  Existe um Ribeiro pra vc refazer suas forças... Descanse seu Rei lutará por você...
Enquanto 200 homens ficaram descansando no ribeiro de Besor, Davi e seus guerreiros lutaram por eles.
Se você  estiver cansado Jesus o rei dos reis lutará por você:
Nem todos têm a mesma resistência!  Alguns se cansam no meio da caminhada! Se este é seu caso Pode descansar!
- Descansa no Senhor e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios. Sl 37:7.
Se você faz parte dos 400 que se dispuseram estar com seu rei na batalha, não seja egoísta, perverso de coração, divida sua conquista com os que não conseguiram continuar!
O nosso rei justifica os cansados! Os Cansados
4º LIÇÃO Jesus NOS CONVIDA A DESCANSAR.
E os apóstolos ajuntaram-se a Jesus e contaram-lhe tudo, tanto o que tinham feito como o que tinham ensinado.
E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam, e vinham, e não tinham tempo para comer. E foram sós num barco para um lugar deserto. Mc 6.30-32
Jesus, diante da empolgação dos discípulos – e quando estamos empolgados não queremos parar –
JESUS foi o primeiro a propor que se retirassem para descansar num lugar sossegado, próprio para repouso, para comer bem e sem levar trabalho.
Jesus considerou isto importante, por quê? Ele tinha um corpo semelhante ao nosso e ele mesmo ficou cansado, tendo que se assentar junto de uma fonte no calor do meio-dia, Jo 4.6
Há momentos que devemos estar em batalha mais momentos que devemos descansar e deixar Jesus trabalhar por nós.SL 46:10  Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus
A palavra hebraica para aquietai-vos é relaxem, se desocupem, façam silêncio, afrouxem.
Deus está dizendo: façam uma pausa, parem de fazer tudo o que estão fazendo, tirem férias e saibam que eu sou Deus!
Deus  é o nosso ribeiro de Besor que quer aliviar o seu cansaço
Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão. Is 40.29-31
Jesus também é nosso ribeiro de Besor pode aliviar seu cansaço
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mt 11:28 
O Espírito Santo também é nosso ribeiro de Besor que nos alivia de nosso cansaço
E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal, pelo seu Espírito que em vós habita. Rm 8.11
Paulo disse que quando estamos cansados que não conseguimos nem mesmo orar ele nos ajuda:
-E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas. Rm 8:26
Palavra de Deus também é um ribeiro de Besor  que alivia o seu cansaço
- O Senhor JEOVÁ me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer, a seu tempo, uma boa palavra ao que está cansado. Is 50:4.
- Como água fria para uma alma cansada, assim são as boas-novas de terra remota. Pv 25:25.
Conclusão:
Quem sabe esta mensagem de hoje é justamente para você que esta se sentindo cansado e sem forças, quem sabe você parou no vale para de Besor.
Ei! É Você quem decide se vai desistir ou não
- Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados, Hb 12.12.
Veja o que aprendi desta historia é que existe fases na nossa vida que nos identificamos com os 400 que seguiram Davi e lutaram para libertas as cativas.
 É quando nos estamos em tudo: no evangelismo, no culto de oração, nas vigílias, no mutirão da igreja...
Somos fortes e corajosos, prontos para a batalha,
Mas existe fase que nos estamos como os 200 que ficaram no vale de Besor esgotados, cansado, desmotivados, sem forças para prosseguir.
Mas, Davi foi venceu os inimigos e voltou e quando ele chegou de volta os filhos de belial queriam dar de volta somente as esposas dos que ficaram no ribeiro de Besor.
- Se eles não foram conosco então eles não tem direito ao despojo, mas Davi se levantou e defendeu aqueles homens.
-Não faremos isto irmãos meus, o que Deus nos deu nos dividiremos com quem ficou e guardou a bagagem, eles receberão partes iguais 1 Sm 30:22-24.
Ei! Os cansados têm o mesmo direito ao prêmio da vitória que os que se esforçaram na batalha.
Somente os maus e filhos de belial é que não querem repartir o prêmio com os cansados.
É Deus, e não a nossa força, quem nos dá a vitória nas batalhas.
 Os cansados não são inúteis; eles podem guardar as bagagens dos que estão na frente de batalha.
 O cansaço é um estado que, com o tempo vai passar, com o devido tratamento, passará.
Os cansados não podem ser desprezados.
Ei! Se hoje você está cansado, descanse. Ainda que guardando as bagagens dos que estão na linha de frente.
Amanhã você estará na guerra e algum cansado guardará sua bagagem.
Se alguém está cansado ao seu lado não o despreze. Espere. Compartilhe com eles as suas vitórias.
Eles podem vir a ser excelentes guerreiros amanhã. Não seja mau. Não é assim que Jesus faz conosco?
Todos nos Chegamos a Ele em derrota, abatidos, cansados e Ele nos dá de suas riquezas, fruto de suas conquistas com o preço de Sua vida.
Porque a alegria do SENHOR é a vossa força. Ne 8.10.


 ens mais importantes e conhecidos da bíblia sagrada é o rei Davi.
Pelo menos 66 capítulos da bíblia são dedicados a contar a sua historia.
 Só no Novo testamento o seu nome é mencionado 59 vezes.
A historia de Davi é muito conhecida ate mesmo por aqueles que são descrentes.
Agora a historia de Davi é uma historia de altos e baixos.
Davi foi ungido rei na casa de Jessé seu pai, mas ele não começou a reinar imediatamente após a unção.
Vários anos se passaram até Davi se assentar no trono de Israel, e nestes anos que se passaram a historia de Davi é uma historia de altos e baixos.
Depois da unção Davi  ele enfrentou e venceu o gigante Golias usando apenas uma pedra em seu alforje.
Depois ele foi levado para casa do rei Saul para ser musico ali, Saul era atormentado por um espírito maligno e toda vez que isto acontecia Davi tocava sua harpa e o espírito maligno se retirava dele.
Depois Davi se torna general do exercito de Saul e se casa com sua filha chamada Mical.
Por onde quer que Davi saia pra lutar; Deus era com ele, e isto lhe garantia vitoria contra os inimigos do povo de Deus.
Só que isto causou ciúmes e inveja em Saul principalmente quando Davi voltava de mais uma batalha e as mulheres cantavam: Saul matou seus milhares, mas Davi os seus dez milhares.
Saul passou a perseguir Davi e queria matá-lo de qualquer maneira, Davi para não morrer teve que fugir.
A partir daí começa o drama na vida de Davi, a bíblia chega a dizer que Saul perseguia Davi como uma pulga dentro de um celeiro.
Davi foge para a caverna de Adulão e todo tipo de pessoa, desprezados, rejeitados, lascados, fracassados, marginais se uniram a Davi.
Saul continua perseguindo Davi, e por 3 vezes Davi tem oportunidade de matar Saul, mas ele mesmo podendo destruir seu inimigo não faz isto? Pois dizia consigo mesmo:  longe de mim tocar no ungido do Senhor!
Mas,  chega um momento em que  Davi cansou de ficar fugindo de Saul e desta vez sem consultar a Deus Davi foge para a terra dos filisteus.
- Disse porem Davi no seu coração: algum dia serei morto por Saul. é melhor fugir para a terra dos filisteus, Saul desistira de procurar-me por todo o Israel e escaparei dele.1 Sm 27:1.
É neste ponto da historia de Davi que eu quero trazer uma palavra nesta oportunidade baseado no tema: passando o ribeiro de Besor.
Vejamos algumas lições que podemos aprender nesta fase difícil da vida des homem de Deus chamado Davi.
1º DAVI NA HORA DA ANGUSTIA SE FORTALECEU EM DEUS.
Com medo de ser morto por Saul, Davi passa habitar com os inimigos de Deus  na cidade de Ziclague.
Davi e seu exército de 600 homens foram acolhidos pelo rei  filisteu chamado Aquis.
Depois de certo tempo os filisteus foram guerrear contra os israelitas e por gratidão, Davi e seus homens desceram para o campo de batalha para ajudar os filisteus.
Aconteceu que, ao chegar ao campo de batalha, os líderes dos filisteus temeram que no meio do combate Davi mudasse de lado para se reconciliar com Saul, o rei de Israel.
Então mandaram que Davi retornasse com seus homens para a casa.
Após  caminhar 145 kms,  aproximadamente 3 dias de caminhada, Davi e seus homens se depararam com sua cidade totalmente destruída.
Os Amalequitas haviam queimado e destruído tudo. Levaram cativas suas mulheres, filhos e filhas, além de todos os animais e bens preciosos.
Todos choraram até perderem suas forças e Davi ficou angustiado, pois seus homens falavam em apedrejá-lo.
Veja a situação de Davi, rejeitado pelos filisteus, saqueado pelos Amalequitas, sem terra pela qual lutar, sem família para recebê-lo na volta para casa.
Será que as coisas podem piorar? Podem, os soldados ficam irados com Davi  e querem apedrejá-lo, parece que não tem saída para Davi, não tem solução para ele.
Mas tem sim!  A bíblia diz: porém, Davi se fortaleceu no Senhor, seu Deus. 1 Sm 30:6.
Ei! Existe uma saída para nós quando tudo parece perdido, quando parece que não tem mais nenhuma saída, quando parece que não tem mais solução para você! Há uma saída!:
Fortaleça no Senhor! A bíblia diz: Deus é o nosso refugio e fortaleza,  socorro bem presente na hora da angustia.  Sl 46:1.
Ei! Onde  é que você busca refúgio quando está ansioso, triste, preocupado com o futuro, com medo da morte, com medo de ficar desempregado, com medo da doença  apareceu no seu corpo?
 Onde é que você busca refúgio para te ajudar a resolver os problemas de seu casamento? Ou os problemas de seu filho adolescente?
Onde é que você busca refúgio quando você é traído por alguém em quem você confiou? Onde é que você busca refúgio para vencer as lutas e as dificuldades da vida?
 Tem gente por ai dizendo que encontrou refugio: nas terapias, nos exercícios físicos, nas amizades,
Tem gente buscando refugio nas drogas, nas bebidas alcoólicas nas baladas etc...
Ei! Estes refúgios são falsos e passageiros, mas existe um refugio seguro, onde encontramos a paz na hora da angustia: é Deus! É Deus!
 Ei! Nada e nem  ninguém pode substituir  DEUS , DEUS , o criador do universo é o melhor amigo que podemos ter e o ÚNICO REFÚGIO VERDADEIRO de nossa vida.
O texto diz que:  Davi se fortaleceu no Senhor, já o salmista diz que: Deus é nosso refugio e fortaleza.
O que significa fortaleza? Segundo o dicionário de português é: uma Construção fortificada para a defesa de uma cidade, uma região etc.;
Um forte, uma fortificação. É a Qualidade de quem é forte: a fortaleza do lutador.
Em um português bem claro, fortaleza é a qualidade de quem é forte, em quem é realmente FORTE em nosso universo?
Quem tem  o poder para vencer as forças atuantes? Quem pode vencer os poderosos e tiranos deste mundo? Quem pode vencer os demônios e os espíritos do mal?
Quem pode vencer o inferno? Quem pode vencer até a morte? Quem pode vencer as forças da natureza? Só  uma pessoa , DEUS , o criador, sustentador e salvador do planeta.
Davi, em meio a tanto desespero e dor, olhou para Deus e se animou. Consultou se deveria perseguir o inimigo e Deus lhe garantiu vitória. 1 Sm 30:7.
Agora só restava uma coisa a Davi arregaçar as mangas e fazer a sua parte.
Ei! Quando Deus lhe mandar fique tranqüilo ele te garante a vitoria. se Deus diz: - vai. Pode ir que a vitoria é certa!
                                          2° LIÇÃO CANSADOS A BEIRA DO RIBEIRO DE BESOR.
Partiu Davi com seu exército de 600 homens e foram atrás dos inimigos.
Agora tente acompanhar comigo  o desenrolar desta historia; depois de serem rejeitados pelos filisteus, caminharam 3 dias sem parar.
E quando chegam a Ziclague suas casa estão destruídas, suas famílias desaparecidas, eles perdem tudo!
Casa, família, bens, o sentimentos se misturam, cansaço, dor, raiva, revolta e pra piorar tem que perseguir um inimigo que eles nem sabem em que direção foi.
Ei! Você já passou por isso? Ter a sensação que perdeu tudo? De uma hora para outra seu mundo desmoronou e tudo que você correu atrás, trabalhou,projetou, foi se por água abaixo?
Quem nunca perdeu um pai, quem nunca sepultou uma mãe, quem nunca sepultou um filho, quem nunca perdeu o emprego,
 Quem nunca foi despejado ou expulso de casa, quem nunca perdeu tudo o que tem, talvez não tenha experimentado este sentimento.
Sentimento de revolta, de raiva, de dor e acima de tudo de cansaço.
Quando Davi estava perseguindo os inimigos ele se depara com um ribeiro chamado ribeiro de Besor.
Besor: significa: Lugar frio, animado e refrescante.
 Besor é um ponto decisivo em nossa jornada espiritual. Pois no ribeiro de Besor:
Manifestam-se os cansados e aparecem os doentes.
v.9-13.
Daqueles 600 homens que seguiam Davi, 200 ficaram no ribeiro de Besor. Eles haviam caminhado 145 km até Ziclague e mais 25 km até Besor
 Com um cansaço  físico tremendo ficaram para traz, não tiveram força para continuar.
eles sabiam que suas mulheres e filhos estavam sendo levados pelos inimigos,
Eles sabiam que Deus havia dito a Davi que iria dar a vitoria para eles, mas, mesmo assim Ainda que soubessem da direção de Deus, ainda que Deus já havia dito para Davi perseguir os inimigos que ele iria dar a vitoria.
Eles não conseguiram prosseguir pararam no ribeiro de Besor.
3º LIÇÃOàOS PERIGOS DO CANSAÇO.
O ribeiro de Besor simboliza os cansados, ou aqueles que estão esgotados pelo caminho.
O que é o cansaço? É fadiga; tédio; frouxidão; lassidão; esgotamento; fraqueza derivada de trabalho excessivo ou doença.
O cansaço é um estado comum de quem está desgastado, estressado por razões profissionais ou emocionais.
Existem aqueles que vivem falando que estão cansados, e existem aqueles que estampam o cansaço no rosto sem precisar mencionar.
Vários são os fatores que contribuem para o esgotamento das forças num indivíduo.
E sejam quais forem estes fatores, é preciso atentar que o cansaço contínuo, não reconhecido e devidamente tratado é perigoso.    
Vejamos alguns exemplos dos Perigos do cansaço? 
1º  O cansaço levou Esaú a desprezar sua primogenitura
E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo e estava ele cansado. E disse Esaú a Jacó:
- Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso, se chamou o seu nome Edom. Então, disse Jacó:
- Vende-me, hoje, a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura?
Então, disse Jacó: - Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e foi-se. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura. Gn 25:29-34 
Foi no momento de cansaço que valeu mais para Esaú um prato de comida que os benefícios da primogenitura que eram seus por direito. 
Esaú foi chamado de profano, pois a primogenitura era uma benção de Deus e ele desprezou:
- E ninguém seja fornicário, ou profano, como Esaú, que por um manjar vendeu o seu direito de primogenitura. Hb 12:16.
Ei! Cuidado irmão! Não troque aquilo que Deus tem reservado para você: seu direito de filho, os dons que Deus te deu;
Sua posição na igreja hoje, seu crescimento espiritual e as bênçãos recebidas no lugar que Deus tem te colocado.
Não troque o seu "direito de primogenitura" por algo momentâneo, passageiro, é isso o que o diabo através de muitas pessoas nos oferece:
Uma amizade interesseira, uma alegria passageira, um almoço pra te fazer refém de seus objetivos, tapinhas nas costas dizendo “aqui te amamos mais” vem pra cá aqui é melhor!
Cuidado! devemos seguir confiantes na fé e sóbrios em tudo, pois satanás nos ronda como um leão querendo nos tragar.
E as artimanhas dele vem de encontro com a nossa fome, nosso cansaço, vigie, e olhe as brechas, feche elas, vigie e ainda mais:
 - Na hora que você se sentir cansado não troque o melhor de Deus na sua vida pelo prato de lentilha.
2º O cansaço pôs em risco a vitória de Israel sobre os Amalequitas
 Veja o que diz a bíblia sobre esta historia.
- E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão e Hur subiram ao cume do outeiro.
E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas, quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.
Porém as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela;
e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado, e o outro, do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs. Êx 17.10-12
Sem a ajuda de Arão e Hur, provavelmente o cansaço faria com que Moisés abaixasse as mãos.
Ninguém que serve a Deus com sabedoria tentara vence suas batalhas sozinho.
Não podemos ser crentes que vivem de oração dos outros,nos mesmos devemos orar e buscar ajuda de Deus.
Mas há momentos em que precisamos de ajuda, alguém pra orar por nós,alguém para nos ajudar a se manter de pé.
Sempre vamos necessitar de alguém que possa ao menos segurar nossos braços erguidos antes que desfaleçamos.
Esta ajuda permitirá a obtenção de grandes vitórias para o Reino de Deus. 
Você sabia que é possível se cansar até de fazer o bem
E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Gl 6.9
E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. 2 Ts 3.13 
Paulo, nestes textos, mostra que podemos vir a desanimar de fazer aquilo que é bom, gracioso, digno de honra e nobre.
E ele ainda insiste que  haveremos de colher, se não perdermos a esperança.
Existem casos de pessoas que se cansaram até de Deus
Contudo, tu não me invocaste a mim, ó Jacó, mas te cansaste de mim, ó Israel. Is 43.22
Ei! Se você esta cansado, parou no vale de Besor, não tem mais forças para lutar; você não consegue mais, orar, jejuar, ler a bíblia, vir na igreja.
A boa noticia é que Deus é fonte de água viva que renova as nossas forças, alis ele até da força pra que não tem nenhum vigor.
Ele da forças ao cansado, e aumenta as forças do que não tem nenhum vigor.
Os jovens se cansam e se fadigam, e os mancebos caem.
Mas os que confiam no Senhor renovarão as sua forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão. Is 40:29-31.
                                                  3º LIÇÃO àDAVI VENCE OS INIMIGOS.
Davi continuou com os 400 homens, encontraram no caminho um escravo egípcio doente, que os Amalequitas deixaram para trás.
Para os Amalequitas ele não servia mais. Porem Davi viu que ele poderia ser muito útil.
 Davi entendeu que aquele doente seria a providencia de Deus para aquele momento:
ele tratou ele bem, deu água, restaurando a saúde dele, e ele indicou o caminho para Davi alcançar os inimigos.
 Aprendemos aqui o que para muitos não serve mais, para outros serão muito útil.
Deus pode usar quem aparentemente não tem mais valor.
Se muitos não têm muito não te dão valor,se muitos te desprezam,saiba que para Deus você tem valor!
Eles
guerrearam um dia inteiro. A bíblia nos diz que Davi salvou tudo. Não faltou ninguém ou coisa alguma, nem grande nem pequena.
Depois de pegar tudo e todos, seguiram para o ribeiro de Besor e encontraram com os 200 homens que não puderam (ou não quiseram) seguir.
Ah... Ribeiro de Besor.... não vejo mau algum em descansar, no Ribeiro. Acho que nesta passagem há palavra não só pra uma pessoa, mas pra várias:
Se você se deparou com sua cidade saqueada e os seus raptados e levados cativos... Não se desespere! Se esforce no Senhor! Corra atrás!
Os valentes de Davi,os valente de Jeová estão sempre na linha de frente; orando,jejuando,consagrando,buscando a unção de Deus para suas vidas.
Os valentes são os guerreiros que estão sempre lutando e a libertação de sua família e das demais famílias dependem do seu resgate! Confie no Senhor!
 Agora, quem sabe você se deparou com esta realidade, esta passando uma grande luta  e não tem forças pra prosseguir...
Ei!  Existe um Ribeiro pra vc refazer suas forças... Descanse seu Rei lutará por você...
Enquanto 200 homens ficaram descansando no ribeiro de Besor, Davi e seus guerreiros lutaram por eles.
Se você  estiver cansado Jesus o rei dos reis lutará por você:
Nem todos têm a mesma resistência!  Alguns se cansam no meio da caminhada! Se este é seu caso Pode descansar!
- Descansa no Senhor e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios. Sl 37:7.
Se você faz parte dos 400 que se dispuseram estar com seu rei na batalha, não seja egoísta, perverso de coração, divida sua conquista com os que não conseguiram continuar!
O nosso rei justifica os cansados! Os Cansados
4º LIÇÃO Jesus NOS CONVIDA A DESCANSAR.
E os apóstolos ajuntaram-se a Jesus e contaram-lhe tudo, tanto o que tinham feito como o que tinham ensinado.
E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam, e vinham, e não tinham tempo para comer. E foram sós num barco para um lugar deserto. Mc 6.30-32
Jesus, diante da empolgação dos discípulos – e quando estamos empolgados não queremos parar –
JESUS foi o primeiro a propor que se retirassem para descansar num lugar sossegado, próprio para repouso, para comer bem e sem levar trabalho.
Jesus considerou isto importante, por quê? Ele tinha um corpo semelhante ao nosso e ele mesmo ficou cansado, tendo que se assentar junto de uma fonte no calor do meio-dia, Jo 4.6
Há momentos que devemos estar em batalha mais momentos que devemos descansar e deixar Jesus trabalhar por nós.SL 46:10  Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus
A palavra hebraica para aquietai-vos é relaxem, se desocupem, façam silêncio, afrouxem.
Deus está dizendo: façam uma pausa, parem de fazer tudo o que estão fazendo, tirem férias e saibam que eu sou Deus!
Deus  é o nosso ribeiro de Besor que quer aliviar o seu cansaço
Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão. Is 40.29-31
Jesus também é nosso ribeiro de Besor pode aliviar seu cansaço
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mt 11:28 
O Espírito Santo também é nosso ribeiro de Besor que nos alivia de nosso cansaço
E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal, pelo seu Espírito que em vós habita. Rm 8.11
Paulo disse que quando estamos cansados que não conseguimos nem mesmo orar ele nos ajuda:
-E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas. Rm 8:26
Palavra de Deus também é um ribeiro de Besor  que alivia o seu cansaço
- O Senhor JEOVÁ me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer, a seu tempo, uma boa palavra ao que está cansado. Is 50:4.
- Como água fria para uma alma cansada, assim são as boas-novas de terra remota. Pv 25:25.
Conclusão:
Quem sabe esta mensagem de hoje é justamente para você que esta se sentindo cansado e sem forças, quem sabe você parou no vale para de Besor.
Ei! É Você quem decide se vai desistir ou não
- Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados, Hb 12.12.
Veja o que aprendi desta historia é que existe fases na nossa vida que nos identificamos com os 400 que seguiram Davi e lutaram para libertas as cativas.
 É quando nos estamos em tudo: no evangelismo, no culto de oração, nas vigílias, no mutirão da igreja...
Somos fortes e corajosos, prontos para a batalha,
Mas existe fase que nos estamos como os 200 que ficaram no vale de Besor esgotados, cansado, desmotivados, sem forças para prosseguir.
Mas, Davi foi venceu os inimigos e voltou e quando ele chegou de volta os filhos de belial queriam dar de volta somente as esposas dos que ficaram no ribeiro de Besor.
- Se eles não foram conosco então eles não tem direito ao despojo, mas Davi se levantou e defendeu aqueles homens.
-Não faremos isto irmãos meus, o que Deus nos deu nos dividiremos com quem ficou e guardou a bagagem, eles receberão partes iguais 1 Sm 30:22-24.
Ei! Os cansados têm o mesmo direito ao prêmio da vitória que os que se esforçaram na batalha.
Somente os maus e filhos de belial é que não querem repartir o prêmio com os cansados.
É Deus, e não a nossa força, quem nos dá a vitória nas batalhas.
 Os cansados não são inúteis; eles podem guardar as bagagens dos que estão na frente de batalha.
 O cansaço é um estado que, com o tempo vai passar, com o devido tratamento, passará.
Os cansados não podem ser desprezados.
Ei! Se hoje você está cansado, descanse. Ainda que guardando as bagagens dos que estão na linha de frente.
Amanhã você estará na guerra e algum cansado guardará sua bagagem.
Se alguém está cansado ao seu lado não o despreze. Espere. Compartilhe com eles as suas vitórias.
Eles podem vir a ser excelentes guerreiros amanhã. Não seja mau. Não é assim que Jesus faz conosco?
Todos nos Chegamos a Ele em derrota, abatidos, cansados e Ele nos dá de suas riquezas, fruto de suas conquistas com o preço de Sua vida.
Porque a alegria do SENHOR é a vossa força. Ne 8.10.