sexta-feira, 10 de maio de 2013

NÃO FIQUE EM QUIBROTE HATAAVÁ


NÃO FIQUE EM QUIBROTE HATAAVÁ
Nm 11:31-35
INTRODUÇÃO:
Quando o povo de Israel saiu do Egito, a bíblia diz que eles não saíram a sós, mas, uma “mistura de gente” o acompanhou.
 Esta mistura é chamada na bíblia de “vulgo” ou “populacho”.
Este populacho que estava no meio deles eram os mestiços de israelitas com egípcios.
 Eles não podiam se juntar a uma das tribos porque não sabiam a qual pertenciam Tendo sangue egípcio, eles sentiam saudades daquela terra.
 O povo de Israel caminhou 40 anos no deserto e durante estes 40 anos Deus fez grandes milagres no meio deles.
Mas, apesar dos milagres e das maravilhas operadas por Deus no Egito, e no deserto, o povo murmurou várias vezes.
Em Nm 11 a bíblia diz que a mistura de gente que estava com eles começou a murmurar por causa de carne:
O vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar e disseram: Quem nos dará carne a comer? Nm11:4.
 A conseqüência da murmuração foi terrível.  A bíblia diz que Deus feriu o povo com uma praga muito grande,  Nm 11.33.
 Muitos morreram e foram sepultados em Quibrote-Hataavá, repita comigo:- Quibrote-Hataavá.
Essa é uma palavra muito interessante:
 Quibrote: é plural de “qeber”, que significa tumba, sepulcro ou sepultura. Quibrote significa justamente isso, tumba. 
Hataavá:
“hat” é um artigo em hebraico e “ta’avah significa cobiçosos.
 Então, Quibrote-Hataavá significa tumba dos cobiçosos; sepultura dos cobiçosos.
  O lugar onde o povo que murmurou foi enterrado recebeu este nome Quibrote Hataavá, ou seja, “o povo que desejou outro alimento”.
Na tradução da bíblia revista e atualizada diz: “povo que teve o desejo das comidas dos egípcios.”
Eu quero meditar nesta oportunidade sobre algumas verdades reveladas neste nome Quibrote Hataavá: então, vejamos:
1° CUIDADO COM O POPULACHO QUE ANDA NO NOSSO MEIO
 Veja bem, no deserto o povo teve fome e Deus enviou o maná, era o alimento que caia do céu, símbolo da provisão de Deus para o seu povo.
Todos os dias de manha havia alimento para o povo de Deus, mas eles sentiram saudade da comida do Egito.
Desejaram se alimentar de outro alimento que não era o alimento que Deus tinha dado para eles.
Agora, estes que tiveram este desejo não eram os verdadeiros israelitas, mas o populacho que estava no meio deles. V.v 4.
Nos dias atuais, na igreja de Jesus Cristo, existe também no nosso meio o populacho.
São falsos crentes que vivem no seio da igreja.
Parecem crentes, andam como crentes, falam como crentes, se vestem como crentes, mas são falsos!
Tem crente que parece que é, mas, infelizmente não é: é só populacho no meio de Israel.
Agora, existe uma maneira de nos detectarmos o populacho no nosso meio, e qual é esta maneira?
Quando  você ver no nosso meio pessoas que não tem desejo de adorar, não têm desejo de orar, não gostam de ler a Bíblia, tem desejo de contribuir com os dízimos com as ofertas etc.
Entenda  que  estes são o populacho no nosso meio, não são verdadeiros israelitas,  é uma mistura de gente, vulgo, populacho.
Assim como o populacho dos dias de Moises não vão entrar na terra prometida porque os seus corações esta no Egito.  Vão ficar em kibrote Havaatá.
àVEJAMOS O QUE SIMBOLIZA O MANÁ?
Quando Deus tirou seu povo da escravidão do Egito rumo à Terra Prometida, Ele os guiou pelo deserto por 40 anos.
No deserto eles  não podiam plantar e colher, o que os levou a murmurarem contra o Senhor e contra Moisés.
Na verdade o que Deus queria era que os israelitas dependessem totalmente da provisão divina para seu sustento.
O livro de Êxodo nos conta que Deus lhes enviou pão do céu. E isto aconteceu por um período de quarenta anos Dt 8.2-3.
Todas as manhãs (menos ao sábado) o povo de Israel abria suas tendas e presenciava um milagre: o pão que Deus lhes dava. O maná.
Ao verem o maná, que era algo novo, jamais visto, os israelitas começaram a perguntar uns aos outros:- O que é isto?
 Do som desta pergunta feita no hebraico é que surgiu o nome maná”, que significa “o que é isto?
A bíblia diz em Ex 16:31. Que o maná era como semente de coentro; era branco e tinha o sabor de mel e azeite fresco. Era moído, cozinhado, em panelas e dele fazia bolos.
O maná pode ser visto como a providência e o poder de Deus, e de onde ele vem? O poder e providência de Deus vêm do alto.
 Não vem  de homens nem de seus próprios esforço, não vem de demônios, ele vem do alto de Deus.
O povo de Israel  poderia esperar que providência de Deus brotasse do chão ou até mesmo podiam esperar que os peixes saltassem da água, porém antes o povo teve que olhar para o alto.
E é para lá que devemos estar olhando na hora da provação, na hora da necessidade na hora da fome e do desespero.
 Devemos olhar para o alto de onde vem o poder de Deus, devemos olhar para cruz de Cristo de onde vem a nossa salvação. A nossa salvação vem de CIMA.
O que simbolizava o maná? Para entendermos claramente,  vamos fazer uma comparação de dois textos bíblicos: um do Velho Testamento, e um do Novo Testamento. 
No primeiro o discurso de Moises em deuteronômio:  - Sim, ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que nem tu nem teus pais conhecíeis; para te dar a entender que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor disso vive o homem. Dt 8:3.
No segundo quando satanás tentou Jesus no deserto e disse: - se tu és o filho de Deus transforma estas pedras e pães.
Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.  Mt 4.3:4.
Observe bem que:.Em Deuteronômio, vemos que as Escrituras dizem que o homem não vive  só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor.
E segundo o texto, o que é que  saía da boca do Senhor? O maná!
 Agora, Jesus usa estas mesmas palavras ao ser tentado pelo Diabo no deserto, E O INTERPRETA ao dizer: 
- Nem só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus.
Ele substituiu aqui a expressão maná por Palavra de Deus.
O maná, portanto, é um tipo da Palavra de Deus: é o alimento que vem do céu para o sustento do seu povo.
Infelizmente tem muito crente desprezando este alimento, prefere a comida o Egito a o maná que vem do céu.
Eu vou ser mais objetivo tem crente que prefere ver novela, assistir TV, fazer fofoca, participar de algo ilícito do que ouvir a palavra de Deus.
Ao invés do maná do céu, estão atrás de cebola, melão, alho, comida do Egito, ao invés da palavra de Deus prefere o show gospel, o louvorsão, as danças.
Veja bem o que acontece hoje nos dias atuais nas igrejas;o culto começa e ai e cântico e mais cânticos, apresentações, enrolaçao e quando o povo já esta enfadado ai dizem agora é momento principal vamos ouvir a pregação da palavra.
Só  o povo já esta enojado e metade da igreja fica do lado de fora na hora da mensagem.
É o populacho no nosso meio que só gosta da comida do Egito, mas não temprazer em se alimentar do maná de Deus que é a sua o palavra.
Agora a bíblia fala também do maná escondido. Veja o que disse o apostolo
 Paulo aos Colossenses:
No qual [Cristo] estão ESCONDIDOS todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Cl2:3.
Veja bem: assim como o maná encontrava-se escondido dentro da arca, da mesma maneira, em Cristo, estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência!
 A arca simboliza Jesus  Cristo e o maná a Palavra de Deus.
E o maná encontrava-se ESCONDIDO dentro da arca.
Da  mesma forma os tesouros da sabedoria e da ciência – os mistérios do Reino, a Palavra de Deus estão escondidos em Cristo.
 É importante ressaltar a expressão “escondido”, quando Deus ordenou a Moises que fizesse a arca ele ordenou que ele colocasse dentro dela uma porção do maná que caiu no deserto.
 Então, o  maná não estava apenas guardado na arca, mas escondido! A arca não tinha janela nem vitrine; era um baú coberto pela tampa do propiciatório sobre o qual estavam os querubins.
O que se colocava dentro dela não era visto por ninguém. Jesus mesmo autenticou esta verdade ao dizer à igreja de Pérgamo:
- ao que vencer lhe darei do maná ESCONDIDO… Ap 2:17, sabe o que isto significa?
 Se alguém olhasse para a arca não veria o maná escondido, exceto se fizesse um exame mais cuidadoso, abrindo a arca para examinar seu conteúdo.
  Da mesma maneira, se você tiver um contato apenas superficial com Cristo jamais descobrirá os tesouros da sabedoria e da ciência!
Jamais poderá conhecer os mistérios do Reino!
Um contato distante e superficial  com Jesus jamais lhe revelará os tesouros escondidos! E, infelizmente, esta é a realidade da maioria dos cristãos que, servindo a Jesus por anos e anos, jamais chegam a experimentar do maná escondido.
Pois vive uma vida de fé superficial, não oram, não lêem a bíblia, não se consagram, e pior ainda sentem saudades do Egito.
Estes irão ficar no meio do caminho em Quibrote Hataavá.
Ei! Ainda há mistérios no Reino. Há verdades a serem compreendidas. Não são verdades novas, são verdades antigas.
 Elas são uma novidade para estes dias apenas porque estão sendo restauradas, restituídas por Deus já que a Igreja deixou estas verdades  de Lado.
O salmista Davi no Sl  25:14 disse que estes tesouros escondidos são  revelados aqueles que temem a Deus:
O conselho do Senhor é para aqueles que o temem, e ele lhes faz saber o seu pacto.
Os que temem a Deus são vencedores e aos vencedores Deus entrega o Maná escondido.
A palavra de Deus descreve o maná  para nós, como um alimento maravilhoso, contendo tudo o que o povo de Deus precisava para seu sustento, e contribuindo para a sua saúde também.
Por exemplo, lemos  em Dt 8:4, que através de toda a sua caminhada pelo deserto, os seus pés não se incharam Mas agora, almejando a carne sobre tudo, desprezavam o mais excelente maná.
O maná é uma figura do Senhor Jesus, e da Palavra de Deus que O revela para nós.
Quando falamos da palavra de Deus estamos falando também do evangelho de Jesus.
Agora não estamos falando de 2  pessoas, por que Jesus é parte do evangelho, Jesus é o evangelho quando se apresenta em forma de pessoa.
O evangelho é Jesus quando fala
O evangelho é Jesus como palavra escrita
Jesus é o evangelho como palavra viva.
Evangelho que dá, evangelho que sobe, evangelho que oferece, evangelho que agrada, evangelho que alimenta, evangelho que sustenta, evangelho que edifica, evangelho que aviva, evangelho que cura, evangelho que expulsa demônios, evangelho que dá poder.
Evangelho do a: amor b: bondade c: coragem d: divino e: esperança: f: fidelidade: g: gozo h: harmonia i: inigualável j: justiça l: liberdade m: maior: n: navega nas asas do espírito o: oração p: poder q: querer r: ressurreição, renovação, s: sucesso, sabedoria t: temor, trabalho u: união v: vitoria: X: cruz de Cristo z: zelo de Deus.
Temos-nos hoje  o verdadeiro Pão do céu, Jesus é o verdadeiro Pão do céu. Por isso ele disse:
 Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram.
Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
Eu sou o pão vivo que desceu do céu, se alguém comer deste pão vivera para sempre; e pão que darei pela vida do mundo é aminha carne. Jo 6:48:51.
 No passado, os Israelitas comeram do Maná no deserto. Após a travessia do Mar Vermelho, Moisés e o povo seguiram em direção à terra prometida.
Mas provisões que tinham trazido do Egito, tinham acabado. Então Deus fez chover o Pão do Céu.
E ordenou que cada um recolhesse um ômer (cerca de 3,7 litros). Durante quarenta anos, Deus os sustentou com o Maná, o pão do céu. E foi um sinal tremendo da provisão divina.
Quando Jesus veio e se declarou o Pão da Vida Descido do Céu
Os judeus  não entenderam o significado das palavras do Pão da Vida. Só viam nos milagres meras ações deslumbrantes e um meio de satisfação egoísta de seus interesses materiais.
"Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo." Jo 6:51.
O mestre explicava que o maná do deserto foi um alimento perecível, que sustentou apenas a vida corporal.
 Mas as suas palavras eram o alimento incorruptível, que dá a vida eterna, o Pão da Vida.
E Jesus se declara o novo Maná, o verdadeiro Pão da Vida Descido do Céu.
 "Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre." Jo 6:58.
Devemos sempre estar comendo deste pão, pois ele traz vida ele nos dá força e nos sustenta.
Jesus  é o verbo que se fez carne, é a palavra de Deus o que nos alimenta .
  àVEJA A DIFERENÇA ENTRE OS VEDADEIROS E OS FALSOS
Enquanto a Bíblia diz que esse populacho desejou a comida do Egito,  ela também informa do que fez Daniel e seus amigos na babilônia.
O rei Nabucodonosor levou  uma parte do povo de Israel para o cativeiro da babilônia.
Ali ele ordenou que trouxessem jovens da linhagem real, de boa aparência e inteligência para assistirem no palácio do rei.
Eles deveriam ser ensinados nas letras e na língua dos caldeus e alimentados por 3 anos com as iguarias do rei e só depois disto poderiam estar diante do rei
  Daniel e seus amigos sabiam que a comida do rei era oferecida aos ídolos por isso propôs no seu coração : Não se contaminar com o manjar do rei Dn1:8.
O chefe dos eunucos permitiu que eles fizessem um teste se alimentando só de legumes e água por 10 dias.
E depois de 10 dias a aparência e p semblante deles era melhor do que daqueles que estavam comendo do manjar do rei.
E  a bíblia diz que Deus deu para estes 4 jovens conhecimento e inteligência muito maior do que todos os outros eles eram mais sábios do que os magos e encantadores do reino de Nabucodonosor Dn 1:17-20.
As falsos se alimentam dos manjares deste mundo, mas os verdadeiros servos de Deus se alimentam do maná que Deus dá do céu.
Outra diferença entre os falsos e verdadeiros é que os falsos não conseguem se esquecer do Egito, sentem saudades da comida do mundo.
A bíblia diz em Mq 7:19 que: -O Senhor lançou os nossos pecados no “mar do esquecimento” .
Diga pra alguém que está próximo de você: - Não pesque nesse mar. Esqueça as comidas do Egito, as vestes do Egito, os costumes do Egito, pois caminhamos para uma nova terra  que Deus nos prometeu.
Quem já provou o vinho novo, a água da fonte, o azeite da unção e o pão vivo que desceu do céu, não ficam em Quibrote-Hataavá.
Não faça como a mulher de Ló não olhe para trás, não fique prostrado no deserto.
O apostolo Paulo disse em Cl 3:1-3.
- Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra;  porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Conclusão:
Quero encerrar dizendo que existem dois tipos de desviados. 
Há aquele tipo de desviado que vira as costas para Jesus e a Igreja e volta para o mundo:
a bíblia fala de Demas que agiu assim:
...Demas me abandonou, tendo amado o mundo presente, e foi para Tessalônica... II Tm 4:10.
mas há aquele tipo de desviado que se desvia só em seu coração, embora continue fisicamente no caminho.
Estes têm seu maior exemplo no populacho que estava no meio do povo de Israel. embora fisicamente caminhassem junto com o povo de Deus no coração já haviam voltado para o Egito. 
Isto revela a atitude de olhar para trás e desejar aquilo que foi antes deixado.
Eles não voltaram literalmente ao Egito, da mesma forma como muito crente não chega a abandonar a Igreja.
 Mas no seu íntimo viviam lá, como muito crente faz, sem se desligar das práticas (ou fantasias) mundanas.
Na verdade, eu acredito que antes do desvio que envolve o abandono de tudo, a pessoa começa se desviando em seu coração.
Alguém disse que tirar o povo do Egito não é tão difícil como tirar o Egito de dentro do povo.
Difícil não é tirar a pessoa lá do mundo difícil é tirar o mundo do coração desta pessoa.
ei! Devemos firmar em nosso coração um compromisso
 com Jesus Cristo de não deixá-lo jamais.
Ele prometeu que estaria conosco todos os dias Mt.28:18. Também prometeu não nos abandonar:
...porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei”. Hb 13:5
Se Deus prometeu não nos abandonar, porque nós não deveríamos fazer o mesmo?
Não faça como o populacho que no meio do caminho desejou comer da comida do Egito.
E acabou morrendo no deserto no meio do caminho. Quibrote Hataavá já foi dito significa sepulcro dos desejos.
Cuidado com o que você deseja, não fique no meio do caminho não fique em Quibrote Hataavá!
Há um sepultura no meio do deserto para aqueles que não se esqueceram do mundo.  por outro lado há uma linda cidade preparada para aqueles que receberam o pão  da vida.



   

21 comentários:

  1. excelente mensagem de Deus p/ os nossos corações,edificando-nos para permanecermos fieis e leais ao Senhor nosso Deus em todo tempo da caminhada cristã.Firmados no Senhor iremos chegar ao lugar de destaque,a canãa celestial.

    ResponderExcluir
  2. mensagem muito linda parabéns que Deus continue te usando....

    ResponderExcluir
  3. foi muito útil para minhas pesquisas. além de responder os questionamentos, encheu meu coração de alegria ao ter mais certeza que vale a pena não ter desejo de voltar ao mundo. Deus continue te usando.

    ResponderExcluir
  4. Estudo Maravilhoso!!!! Aprendi muito. Deus continue abençoando a vida do Pastor.

    ResponderExcluir
  5. parabens pastor super satisfatorio esse estudo o melhor que pesquisei otimo estudo que continue lhe abençoando na graça e no conhecimento

    ResponderExcluir
  6. A Paz de Cristo meu Amado Pastor!
    Oro para que Deus lhe de mto mais Sabedoria e Graça usando-o cada vez mais em estudos como este, trazendo edificação e crescimento espiritual até que Ele venha.

    Gde Abraço!

    Pr. Aderson Costa

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da exposição da mensagem

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a mensagem bem esclarecedora Deus abençoe pastor e que Ele continue te usando.

    ResponderExcluir
  9. Glória a Deus esta palavra é muito muito Ungida pelo Espírito Santo e bem explicado glória a Deus pela vida do pastor Tales

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus.Obrigd Senhor Jesus Cristo, pela vida desse seu servo, Ele tem unção do teu Espírito Santo.

      Excluir
  10. Glória a Deus excelente estudo muito edificante quê Deus lhe abençoe pastor

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de receber esses estudos por e-mail.
    Grata!

    ResponderExcluir
  12. Boa mensagem pastor deus te guarde

    ResponderExcluir
  13. Muito bom e atual quem sabe um dia o ouviremos o Pastor aqui no sul

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada. Gostei muito do estudo bíblico, edificante. Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom estudo. Bem esclarecedor. Deus abencoe sua vida Pastor.

    ResponderExcluir