quarta-feira, 30 de maio de 2012

LEVANTA-TE E DESCE A CASA DO OLEIRO


LEVANTA-TE E DESCE A CASA DO OLEIRO

Jr 18:1-6

Introdução:

 Em toda a história da humanidade, o homem sempre quis se destacar e se elevar acima dos outros. As pessoas sempre querem subir.

Ter fama, reconhecimento, dinheiro, status... Tudo isso as pessoas procuram, todo mundo quer subir na vida!

E para isso, todo esforço é feito, alguns entram em situações e caminhos difíceis, pois a ambição e o desejo de subir deixa a pessoa cega e faz até mesmo perder a direção.

Mas para nós que somos crentes, o caminho é diferente! O crente que quer ter sucesso, que quer crescer, subir, sabe que o caminho é a humildade. Ei! Pra subir,  primeiro tem que descer!

O texto que nos vamos estudar nesta oportunidade, a palavra de Deus vem à Jeremias com duas ordens aparentemente contraditória: Levanta-te e Desce a casa do oleiro!

Deus queria falar com Jeremias, mas ele só iria falar depois que Jeremias tomasse estas duas atitudes: levantar e descer v,v 2

É sobre este tema que eu quero falar nesta noite com a graça de Deus e a ajuda do seu Santo Espírito: levante-te e desce a casa do oleiro

1° LEVANTA-TE

Levantar-se é um antônimo de descer, levantar-se é um contrario de descer.

 Levantar-se é tomar uma atitude, é se dispor,  é sair de um estado de acomodação, é colocar-se na posição que Deus quer para fazer a sua vontade.

Deus mandou Jeremias se levantar então dá se a entender que Jeremias estava sentado ou deitado.

Deus precisava que Jeremias ouvisse a sua palavra, mas naquela posição não dava então Deus diz: - levanta-te.

Ei! Existem muitos  crentes que até querem fazer a vontade de Deus, mas não querem se colocar na posição.

E a obra de Deus deve ser feita como Ele quer! Na posição que ele quer

 Quando estamos em qualquer outra posição que não seja de pé o nosso campo de visão e o nosso raio de ação é limitado.

Só enxergamos e alcançamos aquilo que está bem próximo de nós. Não conseguimos enxergar além da superficialidade, das circunstâncias.

Ei! Nesta noite Deus quer que você se levante, não fique prostrado, paralisado, inerte, fique de pé, pois esta é a posição que Deus te quer:

  Ez 2:1... Filho do homem Poe te em pé e falarei...

Ef 5:14 ...desperta, o tu que dormes e levanta-te dentre...

Is 60:1 levanta-te, resplandece, pois já vem a tua luz e a gloria do Senhor vai nascendo...

 Pra fazer a obra de Deus não pode ser prostrado, mas tem de ser de pé. Existem exemplos na bíblia de pessoas que Deus teve mandar se levantar pra ficar na posição que ele queria:

Agar:

 Quando ela foi expulsa de casa juntamente com seu filho Ismael pela sua senhora Sara fugiu para o deserto, no meio do deserto acabou-se a água e só lhe restava a morte.

Para não ver o filho morrer Agar coloca o filho debaixo de uma arvore, afasta-se certa distancia e se assenta para chorar Gn 21:14-16

 Ei! Quantos crentes nos dias de hoje que são como Agar, é só chegar as lutas as provações que   ficam abatidos e põe-se a chorar e lamentar como Agar.

 Mas a ordem de Deus para  Agar e pra nós é a mesma, Deus disse pra ela: - Levanta-te e toma o menino!

Quem sabe você que esta me ouvindo nesta noite esta passando uma grande luta na sua vida, e por causa desta luta você se prostrou, ao invés de agir de tomar uma posição você fica assentado, prostrado, lamentando reclamando, murmurando

 Eu venho aqui hoje te trazer uma palavra de Deus! E  a palavra é: levanta-te

Ei! Quer ter vitória nesta noite? A primeira ordem de Deus para ti é: Levanta-te! Não te deixes vencer pelo desânimo, mas anima-te e esforça-te, pois o Senhor é contigo!

Elias:

Elias é outro grande exemplo para nós, depois de desafiar o rei Acabe depois de ficar 3/6 sem chuva conforme a palavra que ele falou, depois de sozinho vencer os 450 profetas de Baal.

Jezabel ameaça Elias, é ele com medo foge para o deserto de Berseba, se assenta debaixo de um zimbro e pede a morte pra Deus. 1 Rs 19:2-4

Elias ao invés de enfrentar Jezabel como enfrentou Acabe e os profetas de Baal foge se assenta debaixo de um zimbro e pede a morte.

Muitas vezes, nós agimos como Elias. Quando as lutas se levantam, queremos fugir e desistir de tudo.

Mas Deus mandou um anjo em seu socorro com pão e água, o qual lhe disse: Levanta-te e come. E Elias até comeu e bebeu, mas voltou a deitar-se!

 Ei! A vontade de Deus é que você se levante e caminhe, não é para ficar prostrado e detido pelas lutas.

Por isso, o anjo tocou novamente em Elias e lhe disse: “Levanta-te e come, porque o caminho te será mui longo!” E ele levantou-se e caminhou 40 dias em direção ao Monte de Deus!

Nesta noite levanta-te e se alimente da palavra de Deus, pois a jornada é longa, mas no final está a resposta de Deus para ti!

O desejo de Deus é a sua vitoria é a sua benção, agora o primeiro passo quem da é você, se levante e se coloque na posição que Deus vai te dar vitoria no nome de Jesus.

Eu ouvi alguém dizendo que na verdade Deus não age mais Deus reage.

Deus não começa mais Deus termina aquilo que nos começamos, se Deus não terminou nada na sua vida é porque você nunca começou nada com Deus.

Toda ação é humana mais a reação é divina, se você olhar para a bíblia verá que toda  ação é do homem mais toda reação é de Deus, quer ver só:

1: Clama a mim à ação humana, reponder-te-ei  à reação divina

2: Aquele que pede à ação humana, recebe à reação divina.

3: Aquele que bate à ação humana, a porta se abre à reação divina

4: Estender o cajado à ação humana, mar aberto à reação divina.

5: Pisar no Jordão à ação humana, Jordão aberto à reação divina.

6: Rodear as muralhas de jerico à ação humana, muralhas caídas à reação divina.

7: Jogar a pedra com a funda à ação humana, gigante caído à reação divina

8: Tocar nas vestes à ação humana, hemorragia curada à reação divina.

9; Mandar gloria pra cima à ação humana, mandar vitoria pra baixo à reação divina.

Ei! Nesta noite tome a iniciativa se coloque de pé e Deus irá falar contigo Ez 2:1

àDESCE A CASA DO OLEIRO

 A segunda ordem de Deus para Jeremias é: Desce!  Parece estranho dizer que primeiro Deus manda levantar e depois manda descer.

Espiritualmente falando descer é mais difícil do que subir, mas para o crente subir, primeiro ele tem que descer.

 É na humilhação que está a tua vitória! Descem na presença do Senhor, em oração, jejum, lágrimas e rogos, pois o Senhor está atento à tua oração!

 O Senhor humilha os exaltados, mas exalta os humilhados! A luta está grande? Desce na presença de Deus em oração. Nas madrugadas, durante o dia, em todo tempo, estejas orando sem cessar e do Senhor virá a tua vitória! Desce como Jeremias e poderás ouvir a voz do Senhor te dizendo:

É descendo e trabalhando para o Senhor que o crente recebe vitória! Deus diz a Jeremias, DESCE.

 Deixar os lugares altos e nos mudar para os lugares baixos não e tarefa fácil.

Lugares altos fala de Posição, Boa casa, Bom carro, Amigos, Influência.

 Descer significa: se humilhar diante do Senhor, reconhecer que nada somos e que Deus é tudo, é estar sensível a voz de Deus

Descer é estar perto de Jesus, e o oleiro nos só o encontramos em regiões altas, e sim nas baixas, pois obarro só é extraído de regiões baixas.

 Quando Rebeca desceu à fonte, foi apenas para tirar água, mas subiu com 10 camelos carregados de presentes do servo de Abraão.

Ela não se negou a tirar água para Eliezer e nem para os camelos. Mesmo que as lutas estejam se levantando, não deixes de trabalhar para o Senhor, pois é dele que vem a tua vitória! O Senhor recompensa cada passo, cada lágrima, cada oração tua. Tudo está registrado diante de Deus: o teu trabalho não é em vão. Mesmo que alguém não dê o devido valor, não te preocupes, pois, no tempo certo, receberás a tua vitória das mãos do Senhor!

Assim como Deus disse a Jeremias levanta e desce o crente também deve levantar-se e descer para pelejar!

Quando Davi saiu para enfrentar o gigante Golias, ele primeiro desceu ao ribeiro para buscar as pedras que iria usar na luta!

 Da mesma forma o crente tem que descer para se fortalecer.

Ei! Se o inimigo tem se levantado? Desce na presença de Deus! Busca ouvir a voz do Senhor na oração te orientando para a batalha!

Mesmo que seja um gigante, tu irás a ele em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel. Ele é que vai à tua frente, endireitando os caminhos tortuosos; quebrando as portas de bronze, e despedaçando os ferrolhos de ferro.

 O crente que quer ter vitória tem que descer para obedecer.

Devemos ser como Débora e Baraque que desceram do monte para pelejar contra os cananeus, mas não devemos ser como Jonas que desceu ao fundo navio para desobedecer à vontade do Senhor!

Não adianta querer se esconder: Deus está te vendo! É na obediência que está a tua vitória! Faz a vontade de Deus, mesmo que não a entendas, assim como Jeremias.

 Jeremias poderia ter questionado: - o que vou fazer na casa do oleiro? Mas não o fez!

Ele obedeceu à ordem do Senhor e lá pôde ouvir a voz de Deus!

 Ei! Se Deus te deu uma ordem não tardes e cumpri-la,  se Deus te mandou descer desça e verá o agir de Deus em tua vida!

Devemos descer na casa do oleiro para observar todo o seu trabalho v,v 3,se observarmos o trabalho do oleiro veremos que podemos aprender muita lições assim como Jeremias aprendeu. vejamos



1° LIÇAO QUE APRENDEMOS NA CASA DO OLEIRO à SOMOS BARRO E O BARRO NÃO TEM VALOR

 O barro é matéria prima do oleiro, agora se você prestar bastante atenção você vera que na história da humanidade não vemos pessoas brigarem ou reinos guerrearem por barro.

Geralmente briga-se por ouro – prata – pedras preciosas –dinheiro – petróleo – poder, etc..., mas barro? Barro não tem valor algum...

Tem muita gente que acha que é melhor que os outros, mas nós não passamos de barro como diz a bíblia nos somos o pó da terra.

Is 64.8: “Mas tu, ó Senhor Deus, és o nosso Pai; nós somos o barro, tu és o oleiro, todos nós fomos feitos por ti”.

Existe gente que acha que é muita coisa porque tem uma casa bonita, um bom emprego, um carro do ano, um grande salário, porque tem um diploma, por que tem estudo.

Ei! Não se esqueça que somos Barro, somos pó da terra.

2 Co. 10:17-18 “Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.Porque não é aprovado aquele que recomenda-se a si mesmo.”

 Enquanto somos barro não temos nenhum valor. O barro é igual ao pó que é pisado e o vento o leva de lá pra cá.

2° coisa que aprendemos na casa do oleiro àO BARRO É FRÁGIL

Diferente do ferro, aço, bronze, o barro se espatifa à toa.

Ei! Somos-nos o barro, e como barro Quando enfrentamos pressões:

Nossos projetos se desmoronam, nossa esperança se acaba, nossa fé é abalada, nossa alegria dá lugar à depressão.

Nos vemos  isto em :Jr. 18:4como o vaso que o oleiro estava formando estragou-se em sua mão... isto prova que o vaso é frágil, mas veja  a continuação do versículo ...  o oleiro tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos

Ei!  Deus pega o barro insignificante e começa moldá-lo conforme a sua vontade.

Mesmo que a nossa reação seja se desfazer nas mãos do oleiro,

 Ele não desiste de nós.

 Quando decidimos deixar Deus trabalhar à sua maneira, Ele pega o barro e molda e faz um vaso de acordo com a sua vontade.

 pelo que já sabemos do barro e do oleiro, podemos concluir que quem faz o barro se tornar importante é exatamente o oleiro.

Por que, como o pote seria um pote se não fosse o oleiro? ...sem as mãos do oleiro, a argila não se torna em cerâmica...

 sem a habilidade do oleiro, o barro não se torna vaso... sem o talento do oleiro, o barro não se torna em nada útil ou de valor.

Ei! se somos alguma coisa neste mundo, toda a glória é de Deus. Paulo disse:temos porem este tesouro em vasos de barro, para que a excelencia do poder seja de Deus, e nao de vos. 2 Co 4:7

II Cor. 12:5-9 “ a minha graça de basta por que o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”

3° LIÇAO QUE APRENDEMOS NA CASA DO OLEIRO àO BARRO NÃO TEM QUERER

Is 45:9 “Porventura dirá o barro ao que o formou; que fazes?”

O barro não tem vontade própria

Como barro, nós estamos entregues nas mãos do oleiro para que Ele faça o que quiser de nós.

 Assim como o oleiro é livre para fazer com o barro o que bem desejar, assim também é o Senhor nosso Deus

Ele é livre, totalmente livre, para fazer de nós o que parecer bem aos Seus olhos fazer.

E o oleiro não tem que dar explicações ao barro sobre a razão de estar agindo desta ou daquela maneira.



 Se Deus esta amassando o barro? Se Deus está nos provando, porque questionamos?

Praguejamos,amaldiçoamos, desistimos... DEUS sabe o que é melhor para nós.

4° LIÇAO QUE APRENDEMOS NA CASA DO OLEIRO àO BARRO É A MATÉRIA PRIMA DO ARTISTA

O artista é o único que consegue pegar o barro tão insignificante e transformá-lo em um objeto de apreciação

Is 64:8 “Senhor, tu és o nosso Pai, nós somos o barro; Tu és o oleiro, todos nós somos obras de tuas mãos”

 Quando somos moldados pelo artista:

àDeixamos de ser um simples barro

àTornamos-nos objeto de grande valor

àSomos abençoados e abençoamos a outros

àTemos segurança (objeto de valor tem segurança)

àTemos garantia (em caso de rachadura, é reconstituído)

àNossa vida passa ter significado “Como barro nas mãos do oleiro, assim sois vós em minhas mãos.”

àAs promessas do Senhor se cumprem “As mãos do Senhor não estão encolhidas para que não possa abençoar.”

EI!  Deixe que o oleiro te molde à sua maneira ele vai fazer de você uma peça de grande valor.

Conclusão:

Deus chamou Jeremias e o mandou levantar e descer na casa do oleiro, na casa do oleiro ele aprendeu lições preciosas.

Se existe um lugar onde nos aprendemos mais de Deus e na olaria de Deus

Deus mostrou a Jeremias que apesar de seu povo Israel ser um povo rebelde e de dura cerviz. Israel era o barro nas mãos de Deus, barro que o oleiro faz o vaso, e se o vaso se quebra o oleiro não joga fora o vaso estragado, ele amassa o barro e dele faz outro vaso novo.

E é assim também que Deus age conosco.

quando nossa vida se parte, quando nosso coração se quebra em pedaços e ficamos perdidos, achando que não há recuperação.

Ei! Deus é o nosso oleiro! Ele é o Deus do recomeço... o nosso Deus é o Deus do reinício, o Deus da segunda chance, o Deus da nova oportunidade... o Deus da reconstrução!

Para Deus, não há vasos irrecuperáveis.

Levanta-te e desce na casa do oleiro, e na casa do oleiro se for necessario  deixe ele te quebrar.

Ainda que ser amassadoparece dolorido, ele faz isto pra fazer de voce um vaso novo: como diz a letra de um corinho antigo:

- nos temos que descer na olaria de Deus, desce como vaso velho e quebrado mais sobe como um vaso novo e restaurado...  







 
LEVANTA-TE E DESCE A CASA DO OLEIRO
Jr 18:1-6
Introdução:
 Em toda a história da humanidade, o homem sempre quis se destacar e se elevar acima dos outros. As pessoas sempre querem subir.
Ter fama, reconhecimento, dinheiro, status... Tudo isso as pessoas procuram, todo mundo quer subir na vida!
E para isso, todo esforço é feito, alguns entram em situações e caminhos difíceis, pois a ambição e o desejo de subir deixa a pessoa cega e faz até mesmo perder a direção.
Mas para nós que somos crentes, o caminho é diferente! O crente que quer ter sucesso, que quer crescer, subir, sabe que o caminho é a humildade. Ei! Pra subir,  primeiro tem que descer!
O texto que nos vamos estudar nesta oportunidade, a palavra de Deus vem à Jeremias com duas ordens aparentemente contraditória: Levanta-te e Desce a casa do oleiro!
Deus queria falar com Jeremias, mas ele só iria falar depois que Jeremias tomasse estas duas atitudes: levantar e descer v,v 2
É sobre este tema que eu quero falar nesta noite com a graça de Deus e a ajuda do seu Santo Espírito: levante-te e desce a casa do oleiro
1° LEVANTA-TE
Levantar-se é um antônimo de descer, levantar-se é um contrario de descer.
 Levantar-se é tomar uma atitude, é se dispor,  é sair de um estado de acomodação, é colocar-se na posição que Deus quer para fazer a sua vontade.
Deus mandou Jeremias se levantar então dá se a entender que Jeremias estava sentado ou deitado.
Deus precisava que Jeremias ouvisse a sua palavra, mas naquela posição não dava então Deus diz: - levanta-te.
Ei! Existem muitos  crentes que até querem fazer a vontade de Deus, mas não querem se colocar na posição.
E a obra de Deus deve ser feita como Ele quer! Na posição que ele quer
 Quando estamos em qualquer outra posição que não seja de pé o nosso campo de visão e o nosso raio de ação é limitado.
Só enxergamos e alcançamos aquilo que está bem próximo de nós. Não conseguimos enxergar além da superficialidade, das circunstâncias.
Ei! Nesta noite Deus quer que você se levante, não fique prostrado, paralisado, inerte, fique de pé, pois esta é a posição que Deus te quer:
  Ez 2:1... Filho do homem Poe te em pé e falarei...
Ef 5:14 ...desperta, o tu que dormes e levanta-te dentre...
Is 60:1 levanta-te, resplandece, pois já vem a tua luz e a gloria do Senhor vai nascendo...
 Pra fazer a obra de Deus não pode ser prostrado, mas tem de ser de pé. Existem exemplos na bíblia de pessoas que Deus teve mandar se levantar pra ficar na posição que ele queria:
Agar:
 Quando ela foi expulsa de casa juntamente com seu filho Ismael pela sua senhora Sara fugiu para o deserto, no meio do deserto acabou-se a água e só lhe restava a morte.
Para não ver o filho morrer Agar coloca o filho debaixo de uma arvore, afasta-se certa distancia e se assenta para chorar Gn 21:14-16
 Ei! Quantos crentes nos dias de hoje que são como Agar, é só chegar as lutas as provações que   ficam abatidos e põe-se a chorar e lamentar como Agar.
 Mas a ordem de Deus para  Agar e pra nós é a mesma, Deus disse pra ela: - Levanta-te e toma o menino!
Quem sabe você que esta me ouvindo nesta noite esta passando uma grande luta na sua vida, e por causa desta luta você se prostrou, ao invés de agir de tomar uma posição você fica assentado, prostrado, lamentando reclamando, murmurando
 Eu venho aqui hoje te trazer uma palavra de Deus! E  a palavra é: levanta-te
Ei! Quer ter vitória nesta noite? A primeira ordem de Deus para ti é: Levanta-te! Não te deixes vencer pelo desânimo, mas anima-te e esforça-te, pois o Senhor é contigo!
Elias:
Elias é outro grande exemplo para nós, depois de desafiar o rei Acabe depois de ficar 3/6 sem chuva conforme a palavra que ele falou, depois de sozinho vencer os 450 profetas de Baal.
Jezabel ameaça Elias, é ele com medo foge para o deserto de Berseba, se assenta debaixo de um zimbro e pede a morte pra Deus. 1 Rs 19:2-4
Elias ao invés de enfrentar Jezabel como enfrentou Acabe e os profetas de Baal foge se assenta debaixo de um zimbro e pede a morte.
Muitas vezes, nós agimos como Elias. Quando as lutas se levantam, queremos fugir e desistir de tudo.
Mas Deus mandou um anjo em seu socorro com pão e água, o qual lhe disse: Levanta-te e come. E Elias até comeu e bebeu, mas voltou a deitar-se!
 Ei! A vontade de Deus é que você se levante e caminhe, não é para ficar prostrado e detido pelas lutas.
Por isso, o anjo tocou novamente em Elias e lhe disse: “Levanta-te e come, porque o caminho te será mui longo!” E ele levantou-se e caminhou 40 dias em direção ao Monte de Deus!
Nesta noite levanta-te e se alimente da palavra de Deus, pois a jornada é longa, mas no final está a resposta de Deus para ti!
O desejo de Deus é a sua vitoria é a sua benção, agora o primeiro passo quem da é você, se levante e se coloque na posição que Deus vai te dar vitoria no nome de Jesus.
Eu ouvi alguém dizendo que na verdade Deus não age mais Deus reage.
Deus não começa mais Deus termina aquilo que nos começamos, se Deus não terminou nada na sua vida é porque você nunca começou nada com Deus.
Toda ação é humana mais a reação é divina, se você olhar para a bíblia verá que toda  ação é do homem mais toda reação é de Deus, quer ver só:
1: Clama a mim à ação humana, reponder-te-ei  à reação divina
2: Aquele que pede à ação humana, recebe à reação divina.
3: Aquele que bate à ação humana, a porta se abre à reação divina
4: Estender o cajado à ação humana, mar aberto à reação divina.
5: Pisar no Jordão à ação humana, Jordão aberto à reação divina.
6: Rodear as muralhas de jerico à ação humana, muralhas caídas à reação divina.
7: Jogar a pedra com a funda à ação humana, gigante caído à reação divina
8: Tocar nas vestes à ação humana, hemorragia curada à reação divina.
9; Mandar gloria pra cima à ação humana, mandar vitoria pra baixo à reação divina.
Ei! Nesta noite tome a iniciativa se coloque de pé e Deus irá falar contigo Ez 2:1
àDESCE A CASA DO OLEIRO
 A segunda ordem de Deus para Jeremias é: Desce!  Parece estranho dizer que primeiro Deus manda levantar e depois manda descer.
Espiritualmente falando descer é mais difícil do que subir, mas para o crente subir, primeiro ele tem que descer.
 É na humilhação que está a tua vitória! Descem na presença do Senhor, em oração, jejum, lágrimas e rogos, pois o Senhor está atento à tua oração!
 O Senhor humilha os exaltados, mas exalta os humilhados! A luta está grande? Desce na presença de Deus em oração. Nas madrugadas, durante o dia, em todo tempo, estejas orando sem cessar e do Senhor virá a tua vitória! Desce como Jeremias e poderás ouvir a voz do Senhor te dizendo:
É descendo e trabalhando para o Senhor que o crente recebe vitória! Deus diz a Jeremias, DESCE.
 Deixar os lugares altos e nos mudar para os lugares baixos não e tarefa fácil.
Lugares altos fala de Posição, Boa casa, Bom carro, Amigos, Influência.
 Descer significa: se humilhar diante do Senhor, reconhecer que nada somos e que Deus é tudo, é estar sensível a voz de Deus
Descer é estar perto de Jesus, e o oleiro nos só o encontramos em regiões altas, e sim nas baixas, pois obarro só é extraído de regiões baixas.
 Quando Rebeca desceu à fonte, foi apenas para tirar água, mas subiu com 10 camelos carregados de presentes do servo de Abraão.
Ela não se negou a tirar água para Eliezer e nem para os camelos. Mesmo que as lutas estejam se levantando, não deixes de trabalhar para o Senhor, pois é dele que vem a tua vitória! O Senhor recompensa cada passo, cada lágrima, cada oração tua. Tudo está registrado diante de Deus: o teu trabalho não é em vão. Mesmo que alguém não dê o devido valor, não te preocupes, pois, no tempo certo, receberás a tua vitória das mãos do Senhor!
Assim como Deus disse a Jeremias levanta e desce o crente também deve levantar-se e descer para pelejar!
Quando Davi saiu para enfrentar o gigante Golias, ele primeiro desceu ao ribeiro para buscar as pedras que iria usar na luta!
 Da mesma forma o crente tem que descer para se fortalecer.
Ei! Se o inimigo tem se levantado? Desce na presença de Deus! Busca ouvir a voz do Senhor na oração te orientando para a batalha!
Mesmo que seja um gigante, tu irás a ele em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel. Ele é que vai à tua frente, endireitando os caminhos tortuosos; quebrando as portas de bronze, e despedaçando os ferrolhos de ferro.
 O crente que quer ter vitória tem que descer para obedecer.
Devemos ser como Débora e Baraque que desceram do monte para pelejar contra os cananeus, mas não devemos ser como Jonas que desceu ao fundo navio para desobedecer à vontade do Senhor!
Não adianta querer se esconder: Deus está te vendo! É na obediência que está a tua vitória! Faz a vontade de Deus, mesmo que não a entendas, assim como Jeremias.
 Jeremias poderia ter questionado: - o que vou fazer na casa do oleiro? Mas não o fez!
Ele obedeceu à ordem do Senhor e lá pôde ouvir a voz de Deus!
 Ei! Se Deus te deu uma ordem não tardes e cumpri-la,  se Deus te mandou descer desça e verá o agir de Deus em tua vida!
Devemos descer na casa do oleiro para observar todo o seu trabalho v,v 3,se observarmos o trabalho do oleiro veremos que podemos aprender muita lições assim como Jeremias aprendeu. vejamos

1° LIÇAO QUE APRENDEMOS NA CASA DO OLEIRO à SOMOS BARRO E O BARRO NÃO TEM VALOR
 O barro é matéria prima do oleiro, agora se você prestar bastante atenção você vera que na história da humanidade não vemos pessoas brigarem ou reinos guerrearem por barro.
Geralmente briga-se por ouro – prata – pedras preciosas –dinheiro – petróleo – poder, etc..., mas barro? Barro não tem valor algum...
Tem muita gente que acha que é melhor que os outros, mas nós não passamos de barro como diz a bíblia nos somos o pó da terra.
Is 64.8: “Mas tu, ó Senhor Deus, és o nosso Pai; nós somos o barro, tu és o oleiro, todos nós fomos feitos por ti”.
Existe gente que acha que é muita coisa porque tem uma casa bonita, um bom emprego, um carro do ano, um grande salário, porque tem um diploma, por que tem estudo.
Ei! Não se esqueça que somos Barro, somos pó da terra.
2 Co. 10:17-18 “Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.Porque não é aprovado aquele que recomenda-se a si mesmo.”
 Enquanto somos barro não temos nenhum valor. O barro é igual ao pó que é pisado e o vento o leva de lá pra cá.
2° coisa que aprendemos na casa do oleiro àO BARRO É FRÁGIL
Diferente do ferro, aço, bronze, o barro se espatifa à toa.
Ei! Somos-nos o barro, e como barro Quando enfrentamos pressões:
Nossos projetos se desmoronam, nossa esperança se acaba, nossa fé é abalada, nossa alegria dá lugar à depressão.
Nos vemos  isto em :Jr. 18:4 “como o vaso que o oleiro estava formando estragou-se em sua mão... isto prova que o vaso é frágil, mas veja  a continuação do versículo ...  o oleiro tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos
Ei!  Deus pega o barro insignificante e começa moldá-lo conforme a sua vontade.
Mesmo que a nossa reação seja se desfazer nas mãos do oleiro,
 Ele não desiste de nós.
 Quando decidimos deixar Deus trabalhar à sua maneira, Ele pega o barro e molda e faz um vaso de acordo com a sua vontade.
 pelo que já sabemos do barro e do oleiro, podemos concluir que quem faz o barro se tornar importante é exatamente o oleiro.
Por que, como o pote seria um pote se não fosse o oleiro? ...sem as mãos do oleiro, a argila não se torna em cerâmica...
 sem a habilidade do oleiro, o barro não se torna vaso... sem o talento do oleiro, o barro não se torna em nada útil ou de valor.
Ei! se somos alguma coisa neste mundo, toda a glória é de Deus. Paulo disse:temos porem este tesouro em vasos de barro, para que a excelencia do poder seja de Deus, e nao de vos. 2 Co 4:7
II Cor. 12:5-9 “ a minha graça de basta por que o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”
3° LIÇAO QUE APRENDEMOS NA CASA DO OLEIRO àO BARRO NÃO TEM QUERER
Is 45:9 “Porventura dirá o barro ao que o formou; que fazes?”
O barro não tem vontade própria
Como barro, nós estamos entregues nas mãos do oleiro para que Ele faça o que quiser de nós.
 Assim como o oleiro é livre para fazer com o barro o que bem desejar, assim também é o Senhor nosso Deus
Ele é livre, totalmente livre, para fazer de nós o que parecer bem aos Seus olhos fazer.
E o oleiro não tem que dar explicações ao barro sobre a razão de estar agindo desta ou daquela maneira.

 Se Deus esta amassando o barro? Se Deus está nos provando, porque questionamos?
Praguejamos,amaldiçoamos, desistimos... DEUS sabe o que é melhor para nós.
4° LIÇAO QUE APRENDEMOS NA CASA DO OLEIRO àO BARRO É A MATÉRIA PRIMA DO ARTISTA
O artista é o único que consegue pegar o barro tão insignificante e transformá-lo em um objeto de apreciação
Is 64:8 “Senhor, tu és o nosso Pai, nós somos o barro; Tu és o oleiro, todos nós somos obras de tuas mãos”
 Quando somos moldados pelo artista:
àDeixamos de ser um simples barro
àTornamos-nos objeto de grande valor
àSomos abençoados e abençoamos a outros
àTemos segurança (objeto de valor tem segurança)
àTemos garantia (em caso de rachadura, é reconstituído)
àNossa vida passa ter significado “Como barro nas mãos do oleiro, assim sois vós em minhas mãos.”
àAs promessas do Senhor se cumprem “As mãos do Senhor não estão encolhidas para que não possa abençoar.”
EI!  Deixe que o oleiro te molde à sua maneira ele vai fazer de você uma peça de grande valor.
Conclusão:
Deus chamou Jeremias e o mandou levantar e descer na casa do oleiro, na casa do oleiro ele aprendeu lições preciosas.
Se existe um lugar onde nos aprendemos mais de Deus e na olaria de Deus
Deus mostrou a Jeremias que apesar de seu povo Israel ser um povo rebelde e de dura cerviz. Israel era o barro nas mãos de Deus, barro que o oleiro faz o vaso, e se o vaso se quebra o oleiro não joga fora o vaso estragado, ele amassa o barro e dele faz outro vaso novo.
E é assim também que Deus age conosco.
quando nossa vida se parte, quando nosso coração se quebra em pedaços e ficamos perdidos, achando que não há recuperação.
Ei! Deus é o nosso oleiro! Ele é o Deus do recomeço... o nosso Deus é o Deus do reinício, o Deus da segunda chance, o Deus da nova oportunidade... o Deus da reconstrução!
Para Deus, não há vasos irrecuperáveis.
Levanta-te e desce na casa do oleiro, e na casa do oleiro se for necessario  deixe ele te quebrar.
Ainda que ser amassadoparece dolorido, ele faz isto pra fazer de voce um vaso novo: como diz a letra de um corinho antigo:
- nos temos que descer na olaria de Deus, desce como vaso velho e quebrado mais sobe como um vaso novo e restaurado...