quinta-feira, 28 de junho de 2012

COMO VENCER AS BATALHAS DA VIDA?


COMO VENCER AS BATALHAS DA VIDA?

II Cr32.1-8

Introdução:

  Neste mundo onde nos vivemos sempre houve e haverá lutas, batalhas ferrenhas, principalmente, para um verdadeiro crente Jo 16:33.

Vivemos-nos em batalhas; é a batalha pelo pão de caca dia, a batalha para educar nossos filhos, a batalha para vencer na vida, conquistar a casa própria, a batalha pra prosperar na vida financeira... Ei! Vivemos em batalhas!Cada dia temos um gigante pra vencer!

Mais as batalhas da vida não se resumem ao campo material, secular; existem também as batalhas que enfrentamos no sentido espiritual.

Batalha contra o inferno batalha contra o pecado, Batalhas do desânimo; batalha da comodidade; batalha da inoperância; batalha da desobediência; batalha das tentações da carnalidade; batalha para defender os valores cristãos.

Mas por que estas lutas? Qual de nós pode declarar que jamais enfrentou uma grande batalha na vida?

 Quem nunca enfrentou um Golias face a face? Ei! Todos nós estamos sujeitos a passar por lutas e provações nesta vida, a diferença se dá na forma, na maneira pela qual nós enfrentamos a peleja.
As lutas existem para nos testar, nós estamos aqui neste mundo para passar por uma fase de preparação, Isto é estamos aqui para ser testados.

As batalhas da vida, ou os nossos inimigos contribuem para uma serie de bênçãos em nossas vidas.

1º: para nos madurecer mais; 2º: para melhor nos preparar; 3º: para crescermos; : para nos promover;

Observe bem! Como depois de  você passar por uma grande batalha, você cresceu mais, você amadureceu, você esta mais preparado.

Como seremos sem vencedores se não houver lutas?  Como seremos heróis sem o adversário?

O que seria de Moisés, se não houvesse o Faraó? O que seria de Davi se não fosse o Golias? O que seria de Jesus se não enfrentasse a Morte?

Na maioria das vezes a tua benção e a tua vitória esta sobre o que mais te preocupa.

Agora, a Bíblia Sagrada tem respostas e orientações para as situações mais adversas da vida, e como vencer uma grande batalha é uma delas.

Em 2° crônicas o rei Ezequias nos ensina com suas atitudes lições valiosas para vencermos as lutas e os nossos inimigos

Ezequias foi um grande homem de Deus, um importante rei de Judá. Foi ele que reformou a religião do povo de Deus restituindo o culto, a páscoa, os sacrifícios e abolindo a idolatria no meio do povo de Deus.

O texto diz que mesmo assim, -depois de toda sua fidelidade, o inimigo, representado por Senaqueribe, o temido rei do império da Assíria o tentou destruir.

É importante dizer que o oponente de Ezequias era ninguém menos que Senaqueribe, rei da Assíria.

 Provavelmente, segundo relatos bíblicos, o exército mais poderoso da terra naqueles dias, uma potência que esmagava tudo que cruzava o seu caminho.

Mas o rei Ezequias era fiel a Deus e não entrou em desespero, Ezequias era um homem temente a Deus e não quis lutar sozinho, mas pediu forças ao Senhor.

Vejamos o que ele fez para aprendermos a lutar nos batalhas com Deus.

1° ATITUDE DE EZEQUIAS à ESTRATEGIA: TAPANDO AS FONTES DO INIMIGO v,v 3-4

Se desejarmos vencer as batalhas que se apresentam em nossa vida precisamos de estratégias, não podemos ir para o campo de batalha de qualquer maneira.

 A derrota às vezes nos consome porque entramos na linha de combate sem estratégia alguma. O rei Ezequias não fez assim, antes ele consultou seus oficiais e comandantes a fim de descobrir qual a melhor forma de anular o exército inimigo e mandou fechar as fontes de água.

A estratégia de Ezequias pode ser dividida em 2 partes: à ele teve conselhos com os seus príncipes e os seus varões, ou seja ele não agiu sozinho, ele buscou ouvir alguém

Só podemos vencer as batalhas da vida, se lutarmos unidos, quando a igreja de Jesus esta unida o diabo é derrotado, o inferno é envergonhado e o nome de Jesus é glorificado
 Em 2° lugar à Ezequias teve uma estratégia maravilhosa. Para subir a Jerusalém é muito alto e a pessoa vai subindo devagar

 Por isso o povo de Deus, fez fontes de água nas subidas para que conseguissem chegar ao alto da cidade ao caminhar.

 Essas fontes eram um alívio para o caminhante da cidade santa, mas para os inimigos seria uma força para derrotar o próprio povo de Deus.

 Por isso Ezequias resolveu tapar todas as fontes. Junto com o povo fizeram isso. Assim o inimigo não iria usufruir de sua água, nem mesmo ter forças para subir ao alto de Jerusalém.

Do mesmo modo que Ezequias precisamos aprender a tapar todas as fontes do inimigo em nossas vidas. Esgotar tudo aquilo que alimenta o pecado. Enfraquecer o inimigo de nossas vidas para que não nos alcance no mais alto na presença de Deus.

No capitulo 13 do livro de Neemias há uma historia que fala muito bem desta situação
Neemias era o governador de Jerusalém, mas teve que fazer uma viagem ate a babilônia para ter com o rei Artaxerxes do qual ele ainda era servo
Neste meio tempo o sacerdote Eliasibe se aparentou de Tobias, Tobias era inimigo do povo de Deus, inimigo de Neemias, durante toda reconstrução dos muros de Jerusalém ele se levantou contra tentando impedir a reconstrução
Tobias era uma personificação de satanás que se levanta contra o povo de DEUS
Eliasibe alem de se aparentar com o inimigo ainda cedeu uma câmara no pátio do templo para que ele pudesse morar
Quando Neemias retornou da babilônia ele ficou indignado, e pegou todos os moveis de Tobias e lançou para fora do pátio do templo
Se não havia lugar para os moveis de Tobias não havia lugar para Tobias também
Ei! Isto é colocar a casa em ordem! Comece a jogar para fora da sua vida os moveis de Tobias que Tobias vai embora também.

Não entendeu não? Eu explico, comece a jogar para fora da sua vida o que é do diabo, que o diabo também vai embora da sua vida.

Comece a tapar as fontes do inimigo, que o inimigo será derrotado! Quer vencer as batalhas da vida? Tape as fontes do inimigo

2° ATITUDE DE EZEQUIAS RESTAURAR OS MUROS – V,V 5

 Na Palavra de Deus, os muros aparecem nos trazendo varias lições à nossa vida.
Só no V.T a palavra
“muro” ocorre 155 vezes.

 A palavra muro no contexto deste texto fala de: Proteção: muro nos dá segurança, proteção, abrigo, limita algo que nos pertence.
Os muros da cidade estavam defeituosos e precisavam ser reformados e reforçados para que quando o inimigo chegasse, já sem forças, não conseguisse romper as barreiras.

Se desejarmos resistir ao inimigo, e vencer as batalhas da vida não podemos enfrentá-lo com os muros quebrados e com brechas

 Ezequias mais uma vez nos ensina, ele mandou reparar os muros e fazer lanças e escudos, em outras palavras, ele tinha consciência de que, sem restauração não há quem subsista ao seu adversário.
ei! Nós também precisamos restaurar os muros de nossas vidas e nos proteger contra toda investida do inimigo. Tapar as brechas para não ser pego de surpresa.

Ezequias fez 3 coisas para reforçar a proteção do povo de Deus:

1°Levantou torres nos murosà para que soldados estivessem de vigia olhando de onde vem o inimigo e anunciando qualquer perigo. Isso significa VIGILÂNCIA, estar alerta a todo o tempo (Mc 14.33:- olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegara o tempo).

2°fez outro muro por fora do muro já reforçado e com torres à Isso significa colocar alguém por perto, estar cercado por outras pessoas para não correr risco de ser pego sozinho.

 Isso é possível através da COMUNHÃO na igreja com outros irmãos (Hb 10.25 não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; ante, admoestando uns aos outros e tanto mais quanto vedes que vai se aproximando aquele dia).

Isto fala de comunhão, de unidade, não existe este negocio de ser crente em casa, a salvação é individual, mais o arrebatamento e para a igreja.

3°providenciou mais armamento para o povo à Isso significa PREPARAÇÃO para a batalha. Todos devemos estar armados com a Armadura da Fé Ef 6.10-17.

Quem sabe os muros da sua vida estão caídos, e por isso você não esta vencendo as batalhas da vida, mais esta noite é noite de restauração! E noite de fechar as brechas! É noite de que vamos levantar os muros da nossa vida.

De fora fica o pecado, de fora fica as derrotas, de fora ficam os fracassos, de fora fica o diabo e os demônios.

De dentro dos muros fica a vitoria, fica a alegria, fica a presença de Deus na nossa vida
Ei!  Quais são os seus muros?  Você tem construído muros de proteção? Tem construído muros de amor, de perdão, de abrigo, de auxílio? Deus não se esquece de seus muros
“Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim” Is 49.16.

Lembre-se sempre disso: Deus conhece os seus e os meus muros. E, além disso, Deus faz muito mais além de conhecer nossos muros: Ele me ajuda a derrubar os muros que não prestam e me ajuda a construir os muros que ajudam a outros.
Entregue todos os seus muros nas mãos de Deus!
“Reine paz dentro de teus muros e prosperidade nos teus palácios” Sl 122.7.

3 ATITUDE DE EZEQUIAS à FORTALECER O CORAÇAO v,v 6-7

De nada adianta tapar as fontes de água, de nada adianta restaurar os muros, fazer torres,  e armar o povo se estes estivessem com o coração temeroso e desanimado.

 Se existe uma coisa que devemos ter cuidado é com o desânimo. Ele é terrível, ele pode até destruir uma pessoa. Você já viu uma pessoa desanimada? Tudo vai mal, não tem forças pra nada, e se não tiver cuidado, para na caminhada.

Sabe o que acontece diariamente em nossas vidas?  Sempre aparece alguém que tenta nos fazer desistir com palavras de desanimo, tais como:

- você não vai conseguir você não tem capacidade, não vai dar certo, desista. São essas pequenas palavras, sem significância alguma para o nosso Deus, que tentam nos desanimar.

Mas hoje, vamos tomar posse da palavra que diz "Que somos mais que vencedores". Vamos tomar posse da ordem superior que é a ordem do nosso Deus, e a ordem de Deus é: Marche, vai em frente, e não desanime!

 Ezequias - falou ao coração do povo para que ficassem mais animados para lutar e confiantes no Senhor.

Ter ânimo: É ter coragem e ser valente; é não ter dentro de nós espaço para o desânimo.

 Infelizmente nos vivemos uma geração de crentes desanimados e medrosos, muitos crentes nos nossos dias estão perdendo as batalhas da vida, pois não tem animo nem coragem para lutar.

Falta animo e coragem para: orar de madrugada, jejuar, ler a bíblia, evangelizar,consagrar a vida a Deus...etc.

 A palavra de Deus diz que o SENHOR não tem prazer naquele que retrocede. Diz também que recebemos um espírito de ousadia.

 Em outras palavras, Deus não nos fez para sermos covardes. A caminhada cristã exige coragem, intrepidez, ousadia.

 Ezequias foi direto em suas palavras ao dizer para o seu povo ter ânimo, coragem.

Nunca na história um exército de covardes conquistou alguma coisa. Nós, como exército de Deus, sob a direção do nosso general que é Cristo, não podemos nos acovardar diante das batalhas da vida.

( testemunho da batalha de Napoleão Bonaparte) no exercito de Deus não existe toque de recuar e somente avançar e vencer no nome do Senhor Jesus.

Para vencer a batalhas da vida precisamos ter um coração cheio de animo e coragem; Deus disse para Josué:

 - não to mandei eu? Esforça-te e tem bom animo; não pasme e nem te espantes, por que o Senhor, teu Deus, é contigo,por onde quer que andares. Js 1:9

4° ATITUDE DE EZEQUIAS à DEPENDER DE DEUS v,v 8

Aqui com certeza nos podemos ver o fator chave para vencer as batalhas da vida, confiar no Deus forte, o Guarda de Sião.

 Ezequias sabia em quem cria. Confiava no SENHOR, sabia que o sobrenatural de Deus estava do seu lado independente do exército oponente ser muito forte e superior em número.

A sua declaração demonstrou que seu coração e a sua esperança estavam depositados no SENHOR dos Exércitos, um Deus que jamais perdeu uma batalha. Em quem temos depositado a nossa esperança em meio às batalhas? É preciso descansar em Deus e permitir que Ele lute por nós.

 Posso dizer que a dependência de Deus é um caminho excelente. Jesus disse assim em Jo 15:5: Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer.

Para algumas pessoas ser dependente pode ser significado de: desonra, falta de capacidade de se arranjar sozinho, apatia, comodismo ou sinal de fraqueza.

 Do ponto de vista bíblico ser servo de Deus é ser dependente de Deus. Existem 6 benefícios gerados pela dependência de Deus;vejamos

à A dependência honra a Deus;

Mt 6:33 - Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

à A dependência revela maturidade;

Hc 3:17-18 - Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimentos; as ovelhas da malhada seja arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.

Fp 4:13 - Posso todas a coisas naquele que me fortalece.

à A dependência afirma a esperança;

Jr 17:5 e o 8 - Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!

Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Porque ele será como a árvore plantada junto às águas, que estende as sua raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano da sequidão, não se afadiga e nem deixa de dar fruto.

à A dependência produz paciência;

Sl 40:1 - Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu meu clamor.

à A dependência crê na provisão de Deus.

Gn 22:8 - E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim, caminharam ambos juntos.

Que Deus nos ajude a sermos totalmente dependentes dele,quando dependemos totalmente de Deus vencemos as batalhas da vida.

Conclusão:

Quando o rei Ezequias, representante do povo e o profeta Isaías, boca de Deus na terra, levantam um clamor aos céus, 2 Cr 32:20-21

 Deus simplesmente envia um anjo destruidor e o exército de Ezequias nem precisa ir para a luta.

Naquela noite um anjo do Senhor passou no acampamento dos assírios e feriu 185 mil homens do exercito de Senaqueribe 2 Rs 19:35

 Com apenas um anjo de Deus tudo foi resolvido. O exército mais poderoso da terra foi derrotado por um anjo.

 E Senaqueribe foi assassinado pelos próprios filhos,

Quantas são as vezes que o problema, a peleja se apresenta e nós não oramos,  tentamos vencer a luta do nosso jeito, com a força do nosso braço.
Quando Senaqueribe se levantar contra a tua vida, você se sentir cercado pelas batalhas da vida

Faça como Ezequias e contemple a vitória em nome de Jesus.

 Nesta batalha Ezequias não teve que fazer nada, além de ver Deus defendendo ele dos seus inimigos e como Diz o texto ele teve “paz por todos os lados”, porque o Senhor o defendeu. Do mesmo modo, quando confiamos no Senhor ele nos defende e intervém ao nosso favor derrotando o inimigo.

Ei! Creia no Senhor! Que luta por você e te defende por que ele é maior que tudo e que todos os inimigos que se levantam contra você!


4 comentários: