terça-feira, 22 de março de 2011

QUEBRANDO O VASO

QUEBRANDO O VASO


Jr 18:1-6

Introduçao:

Existe pensamento no meio cristão, que até se transformou em argumento muito usado na oração pessoal

Este pensamento reflete a atitude de muitos crentes e revela o nível de cristianismo de alguns. Tal pensamento tem base em um aprendizado de leitura rápida, e, porque não dizer: superficial

Não levando em conta os pormenores, detalhes tão preciosos que, simplesmente, mudam toda perspectiva daquilo que “pensamos” que cremos

As vezes nos vivemos uma teologia passiva, destituída de compromisso pessoal e responsabilidade solidária, o tipo de teologia que aprecia argumentos tais como: “Entregue na mão de Deus”. “Deus é o responsável”. “Vamos esperar em Deus”

Já que ”Deus opera em nós tanto o querer como o efetuar”, vamos esperar somente os resultados sem qualquer ação responsiva de nossa parte.

Ei! A onda moderna é dizer: Não faça nada, Deus faz tudo!.

Se e assim, então por que a preocupação no incentivo da melhora do meu caráter? Deus faz tudo Para que eu procurar emprego? Deus vai trazê-lo à minha porta (e o desemprego instala-se na casa do crente)

Para que preocupação de como está meu casamento, pra que fazer cursos e educar-me “matrimonialmente”? Já tô orando quanto ao assunto e Deus vai operar (e o índice de divórcio aumenta no meio dos crentes )

Pra que se preocupar com educação financeira e gerência de recursos? Deus e dono do ouro e da prata e não deixará o dinheiro acabar (e ai quanto menos a pessoa espera, está afundada em dívidas). E por aí, vai

Na verdade quando a biblia nos diz para entregar nossos caminhos ao Senhor, esperar em Deus, a biblia esta falando de confiança de fé e nao de comodismo

Ei! Será que Deus desligou o ponto de acesso e a linha para o céu foi desconectada? Sera que nos devemos ficar parados só esperando, sem nenhuma açao?

Claro está que Deus tudo faz e que devemos nos abandonar aos cuidados dAquele que tem o controle sobre tudo, esperar nEle, porque sem Sua ação, Sua intervenção, Sua Graça abundante, a humanidade estaria permanentemente perdida.

No entanto, não lemos com a atenção necessária as passagens sagradas; pois, nossa mente encontra-se formatada com ideologias, preconceitos e pacotes teológicos onde não há mais espaço para a revelação divina

Tentamos, por todos os meios, fazer com que Deus assuma e faça a nossa parte e esperamos que Deus execute a parte dEle, ou seja:

“Deus..., aqui está a situação, embora seja eu que a tenha provocado, não pretendo descobrir como ela funciona nem tão pouco como posso solucioná-la, nem vou procurar a solução por menor que seja este problema

Está nas suas mãos, “SE VIRA””. E Deus realmente “SE VIRA”; mas, “se vira e vai embora”, porque, onde não há boa vontade, não há milagres

Mas vamos analizar nesta noite algumas liçoes neste texto tao conhecido que fala do vaso do oleiro

1 O VASO DE BARRO ESTA NAS MAOS DO OLEIRO

Ja ouvimos tantas mensagens pregaçoes, ensinos louvores sobre este texto biblico mas muitas vezes a passagem não éexaminada com atenção necessária

Pois ali está escrito que “como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se (diferente de dizer que foi quebrado) na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer” – v.v 4

Notem que o verbo “quebrou-se”, “estragou-se”, “se lhe estragou”, ”se deformou” sofre uma ação sobre si mesmo, ou seja, não foi por vontade do oleiro que o vaso estragou-se

Aquele que fazia o objeto de barro queria, tão somente, dar-lhe forma, delinear sua estética, definir seu espaço interno

Do barro, trazer à existência algo para ser útil e moldá-lo a seu gosto para uma finalidade

No entanto, tal vaso, não suportando a pressão do formato ou por algum defeito no ponto da massa, estragou-se, “se deformou”, perdeu a forma, e, conseqüentemente, sua utilidade

Então, o oleiro, aproveitando a mesma massa, o mesmo barro “fez outro vaso, conforme lhe pareceu melhor”, conforme bem lhe convinha

Qualquer um que fizer um estudo exegetico do texto sabe que o que o profeta jeremias falava aqui neste texto é da soberanis de Deus

Quando um vaso de barro era moldado na roda do oleiro, frequentemente podia surgir defeitos

O oleiro tinha o poder de decidir se o barro continuaria com sua imperfeiçoes ou seria remodelado

Assim Deus tem o poder de remodelar, moldar seu povo conforme os seus propositos, este texto provalvelmente escrito nos dias do rei joaquim ilustra a soberania de Deus

Deus e soberano para lidar com seu povo, Deus tem o poder sobre o barro ( juda ) e continuar a trabalhar, a amassar para fazer dele um vaso util

Quem sabe voce esta sendo amassado por DEUS! Como barro nas maos do oleiro Deus amassa voçe pra fazer de voçe um vaso melhor

Quem sabe voce esta passando momentos dificies na sua vida, lutas provas tribulaçoes, mas eu te digo nesta noite voce é barro e barro tem que ser amassado para se tornar um vaso melhor

Deus é oleiro voce o barro e ele tem poder sobre o barro pra fazer o que quiser, Mas hoje não vamos tratar aqui da Soberania de Deus, isto é outro caso a parte

2 DEUS NAO QUEBRA O VASO!

Estamos discorrendo hoje sobre o “sujeitar-se a Deus”, tratando de mecanismos que levam à entrega total, e que, segundo Jesus orou no Getsêmani: “Seja feito conforme a tua vontade, não a minha (vontade)”.

Eis uma declaração importante: - Deus não vai quebrar sua vida como se quebra um vaso. Deus não fará isto,ou pelo menos eu nao peço isto pra Deus

Sabe porque, Deus despedaça sim, os gentios amotinados, povos que pensam coisas vãs e rebelam-se contra o Ungido, conforme descreve o Sl: 2-9:

Em Ap 2:26- 27, o texto é ainda mais claro: Isto que dizer que a “vara de ferro” vai “descer” no lombo das nações impenitentes. Você quer isso? Quer ser quebrado assim? Quer que a vara de ferro desça sobre seus lombos? Acho que não! Pois é assim que Deus quebra vaso

O Salmo messiânico 31: 12 descreve seu lamento dizendo que “...Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado”. Que expressão forte: “... como um morto; como um vaso quebrado”. O morto equivale-se ao vaso quebrado.

Note também a declaração de Jr 48:37-39 Ei! Quando Deus quebra, a coisa fica séria.

E este texto Jr 19: 10-12 Ei! Voçe quer se quebrado? Você quer ser enterrado, sepultado antes do tempo? Eu não!

Isaías 30:12-14, explica a razão e o porque da necessidade de Deus quebrar o vaso. “Por isso, assim diz o Santo de Israel: porquanto rejeitais esta palavra, e confiais na opressão e perversidade, e sobre isso vos estribais, por isso esta maldade vos será como a brecha de um alto muro que, formando uma barriga, está preste a cair e cuja quebra virá subitamente. E ele o quebrará como se quebra o vaso do oleiro e, quebrando-o, não se compadecerá; de modo que não se achará entre os seus pedaços um caco para tomar fogo do lar, ou tirar água da poça”. E ai vai encarar?

Obeseve novamente o texto de Jr 18 v.v 6 que diz que como barro nas maos do oleiro sois vos, nao diz como vaso quebrado nas maos do oleiro diz sim como barro

Nao somos vasos quebrados, somos barro, quem faz de nos vasos ou nao e somente ele

E é ai que surge a pergunta: e quando é que o vaso precisa ser quebrado? E Quem vai fazer esta "quebra" na minha vida? É você que tem de fazer isso!

Sim, é você que toma a iniciativa de quebrar e deixar em cacos o vaso de sua vida centrada no ego

Isto porque você é comparado a um vaso de barro, só que este vaso tem vida e vontade próprias; você é dono de suas decisões e por elas responderá.

Enquanto você, de livre e espontânea vontade, não resolver proceder a quebra de seu vaso, nada, ab-so-lu-ta-men-te nada acontecerá

conforme Apóstolo Paulo afirma em Rm 6:13 “nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça”. Isto é assim, porque é com a nossa cooperação que a operação de Deus se concretizará. (teológicamente, isto se chama livre arbítrio).

Pedir a Deus que quebre nossa vida é um subterfúgio para não assumirmos NOSSA PARTE

Há passagens bíblicas que afirmam minha responsabilidade em quebrar o vaso? Sim, e muitas"!

3EXEMPLOS BIBLICOS DE VASOS QUE FORAM QUEBRADOS

1A mulher, em Betânia, quebrou o vaso, e a fragrância do perfume tomou conta do lugar onde estava Jesus

E Jesus, para os incomodados com a situação, disse: “Deixai-a... Ela fez uma boa obra... Esta fez o que podia... Em todas as partes do mundo o que ela fez será contado para sua memória”. Mc 14:03-09. Esta mulher simplesmente quebrou o vaso, ungindo Jesus. Nunca mais foi esquecida. E, enquanto houver pregação do evangelho, será lembrada

Aos que procuram a fama, o sucesso, o destaque, ser o centro dos holofotes, para divulgarem seus nomes e firmarem-se na publicidade e no mundo da mídia, aí está a receita de um bom exemplo a ser seguido -Os que quebram o vaso

Mesmo que terceiros não queiram e façam tudo para apagá-los da memória do povo, certamente serão lembrados

JESUS mandou que em todo lugar que se pregasse o evangelho que se falasse desta mulher, porque? Porque ela quebrou o vaso. Isto aqui fala de desprendimento no ato de adoração

Esta mulher mostrou que amava Jesus com tanto amor, respeito e devoção que estava disposta a sacrificar a ele tudo o que tinha ou o que tinha de melhor

Por isso quebrou o vaso de alabastro com um nardo caríssimo, isto ate levou os discípulos a murmurar dizendo que era um desperdício

Mas o que eu aprendo aqui e que não avaliemos as pessoas pelo que elas têm o carro que dirige a casa onde mora, o terno que veste o sapato que calça, a posição social, mas Deus avalia o homem pelos seus sacrifícios, Deus nos avalia pelo vaso quebrado!

2->Outro exemplo O Rei Ezequias quando Isaias deu o recado de Deus dizendo que ele iria morrer ele quebrou o vaso e orou assim: “Ah, SENHOR! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo." II Reis 20:3.

Quando Ezequias quebrou o vaso, com lagrimas e oração diante de Deus, ele lhe concedeu mais 15 anos de vida

O Novo Testamento está recheado de expressões tais como: Tome tua cruz, negue-se a si mesmo, transformem-se, encham-se, considerem-se, amem, sirvam, sujeitai-vos, produzam frutos etc.

Responsabilizando a atitude pessoal e o nível no qual você quer viver. Ei! até a prosperidade não vem gratuitamente, você deve fazer alguma coisa para que ela aconteça, pois, "TUDO QUANTO FIZER, prosperará", Sl :1-3

Se você nada fizer, ela não acontecerá. O nada resulta em dobro disso. A promessa é clara: você faz, trabalha, desenvolve, e sobre isso virá a benção da prosperidade

Ela não cai das alturas, nem acontece como num truque de mágica. O seu trabalho, por pequeno que seja, será próspero, bem sucedido. Está é a promessa.

Deus não é simpático com a idéia de ociosidade. Na Bíblia não encontramos mandamento ou conselho nenhum prescrevendo para sermos ociosos, encontramos sim, a ordem para descansarmos em Deus, ficarmos firmes, depois de ter feito tudo Ef 6:13.

Você decide. Se há algo que Deus ama nos seus guerreiros, isso se chama voluntariado livre e apaixonado.

E o que dizer da clássica passagem de Gideão e seus trezentos que conta-nos como “...dividiu os trezentos homens em três companhias; e deu-lhes a cada um, nas suas mãos, buzinas, e cântaros vazios, com tochas neles acesas... Chegou, pois, Gideão, e os cem homens que com ele iam, ao extremo do arraial, ao princípio da vigília da meia noite, havendo sido de pouco trocadas as guardas; então tocaram as buzinas, e quebraram os cântaros, que tinham nas mãos. Assim tocaram as três companhias as buzinas, e quebraram os cântaros; e tinham nas suas mãos esquerdas as tochas acesas, e nas suas mãos direitas as buzinas, para tocarem, e clamaram: Espada do SENHOR, e de Gideão. E conservou-se cada um no seu lugar ao redor do arraial; então todo o exército (inimigo) pôs-se a correr e, gritando, fugiu." Juízes 7:19-21

Verificamos que “tocaram as buzinas, quebraram os cântaros (vasos)” e a luz da tocha, que levavam debaixo do cântaro, apareceu e brilhou na escuridão, aterrorizando e colocando em debandada o inimigo.

Ei! Hoje não e diferente! Se nos quiser-mos que a luz de Deus brilhe em nos, temos que quebrar o vaso, foi isto que o apostolo Paulo disse:

“temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós”. Que tesouro é este? O versos anteriores respondem: “O conhecimento da Glória de Deus na face de Jesus Cristo” II Co 4:05-10. Quebremos o vaso e este tesouro aparecerá e brilhará intensamente

Conclusão:

E quanto ao vaso? O que realmente significa a expressão “quebrar o vaso” em nossos dias?

Humilhar-se é o que isso significa; quebrar o orgulho arrepender-se. Disponibilizar-se na mão de Deus como barro falar pra Deus: - "seja feita tua vontade"

Quebrar o vaso é: Reconhecer-se necessitado e carente, precisando Procurar conhecer o que não sabe, isto e fazer o que Pedro falou em 1 Pe 5:6 “humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte”.

Temperamentos, relacionamentos, finanças, casamentos, família, filhos, sociedade, trabalho, amizades, mundo contemporâneo, cultura do momento, frutos, dons, etc.

Procure conhecer sempre as causas e conseqüências, estude com afinco; pergunte se não sabe; saia a "caça" de conselho daqueles que já passaram por situações delicadas e descubra como se tornaram vencedores

Conviva com crentes guerreiros que tem pra mostrar cicatrizes não medalhas. Não espere um milagre, seja este milagre.

Nas causas possíveis, peça a direção de Deus para agir, o Espírito Santo o dirigirá através das Escrituras

Nas impossíveis, não seja "teimoso", se está fora de seu controle. Só Deus, Ele mesmo, agirá tanto Na orientação como na ação

Isto tudo e quebrar o vaso

Para os que acham desculpas e justificativas para tudo e não querem quebrar o seu vaso, Paulo deixa uma saudação de fim de carta: “Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus”. Gl 5.17.

6 comentários:

  1. presbitero;enis romanato2 de julho de 2013 às 06:29

    Olá... pastor tales gostei muito do seu estudo sobre;" VASO QUEBRADO". Pois muitos "crentes" pensam que Deus é obrigado!!! a realizar seus: sonhos e desejos, os mesmos ficando de braços cruzados. Deus me ajude que eu nunca venha fazer, uma
    oração, tão estupida a ponto de pedir para Deus me quebrar. É mais fácil ,eu, me quebrar e estar na (mão de Deus), do ser quebrado, ou melhor deixar de existir???. É o que acontece se Deus quebrar. A paz seja conosco. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da mensagem eu tenho medo a te de cantar ino pedindo pra Deus creba o


    baro e fazer um vaso novo

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da mensagem eu tenho medo a te de cantar ino pedindo pra Deus creba o


    baro e fazer um vaso novo

    ResponderExcluir
  4. Amei a mensagem , realmente agora sei o q é quebrar o vaso. Deus não vai quebrar , somos nos q devemos quebrar o eu de nossas vidas .

    ResponderExcluir
  5. Deus usou alguém e disse: vou te quebrar e te amassa☹️

    ResponderExcluir
  6. Já chorei orrores na presença de Deus

    ResponderExcluir